ENSINO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL

desafios e práticas inclusivas

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.70860/rtg.v14i34.19772

Mots-clés :

educação especial, Inclusão, Ensino de Geografia

Résumé

Este artigo analisa o ensino de Geografia na Educação Especial, com foco na inclusão de estudantes com deficiência. O estudo, de caráter bibliográfico e fundamentado em uma abordagem teórica e legislativa, discute os desafios enfrentados por professores na adaptação de práticas pedagógicas, considerando marcos históricos, políticas públicas e diretrizes como a BNCC e a Lei Brasileira de Inclusão. A pesquisa foi realizada na Escola Especial Integração de Palmas–APAE e buscou compreender de que forma currículos adaptados e metodologias diversificadas podem favorecer o processo de ensino-aprendizagem em Geografia. Os resultados apontam que, embora haja avanços nas políticas educacionais e na legislação, persistem barreiras estruturais e metodológicas que limitam a plena inclusão. Destaca-se a necessidade de estratégias pedagógicas dialógicas e adaptadas às especificidades dos alunos, a fim de promover uma formação crítica e cidadã. Conclui-se que a superação desses desafios depende da integração entre escola, família e sociedade, bem como de investimentos em políticas públicas consistentes e na formação continuada de professores.

Bibliographies de l'auteur-e

Johnny Trindade de Assis, Secretaria Estadual de Educação do Tocantins

Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Tocantins-UFT; Professor da Educação Básica da Secretaria Estadual do Tocantins, atualmente exerce a função de Técnico Pedagógico do Ensino Médio na Superintendência Regional de Educação de Palmas. 

Poliana Alves de Oliveira, Secretaria Estadual do Tocantins

Mestre em Letras pela Universidade Federal do Tocantins-UFT; Professora da Educação Básica da Secretaria Estadual do Tocantins, atualmente exerce a função de Técnica Pedagógica do Ensino Médio na Superintendência Regional de Educação de Palmas. 

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Publié-e

2025-10-01

Comment citer

ASSIS, Johnny Trindade de; OLIVEIRA, Poliana Alves de. ENSINO DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: desafios e práticas inclusivas. Journal de géographie Tocantinense, [S. l.], v. 14, n. 34, p. 29–54, 2025. DOI: 10.70860/rtg.v14i34.19772. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/geografia/article/view/19772. Acesso em: 3 oct. 2025.