INDÍGENAS E QUILOMBOLAS NA ABORDAGEM GEOGRÁFICA DO CERRADO NO ENSINO BÁSICO DE GOIÁS A PARTIR DAS LEIS 10639/2003 E 11645/2006.

Auteurs-es

  • Ana Lúcia Lourenço dos Santos Universidade Federal de Goiás

DOI :

https://doi.org/10.20873/rtg.v6n9p119-138

Mots-clés :

savana brasileña, quilombos, currículo oculto

Résumé

Este artigo tenciona discutir a implementação das Leis 10639/2003 e 11645/2006 a partir dos conteúdos que abordam Cerrado e formação etnicorracial goianiense que constam no Currículo Referência da Rede Estadual de Educação de Goiás.Trazemosa discussão da formulação do currículo como diretriz para educação que pode engessar a ação do/a professor/a, mas que a atividade docente pode propor outras abordagens, que se aproximam da realidade das/os estudantes a partir das especificidades.Neste caso, abordaremos o currículo oculto, em atenção às citadas leis, para tratar dos povos indígenas e quilombolas de Goiás, conteúdo que não vem explicitado no currículo.

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Publié-e

2017-04-19

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SANTOS, Ana Lúcia Lourenço dos. INDÍGENAS E QUILOMBOLAS NA ABORDAGEM GEOGRÁFICA DO CERRADO NO ENSINO BÁSICO DE GOIÁS A PARTIR DAS LEIS 10639/2003 E 11645/2006. Journal de géographie Tocantinense, [S. l.], v. 6, n. 9, p. 119–138, 2017. DOI: 10.20873/rtg.v6n9p119-138. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/geografia/article/view/3089. Acesso em: 21 nov. 2024.