HIDRELETRICIDADE E DES-RE-TERRITORIALIZAÇÃO
UMA ANÁLISE A PARTIR NO REASSENTAMENTO MIRINDIBA LOCALIZADO NO MUNICÍPIO DE ARAGUAÍNA-TO
DOI :
https://doi.org/10.20873/rtg.v3n4p01-10Mots-clés :
Des-re-territorialização, Hidrelétricas, População tradicional.Résumé
O presente trabalho é fruto de uma aula de campo da disciplina “Geografia da População” do curso de graduação em Geografia da Universidade Federal do Tocantins/UFT, Campus Universitário de Araguaína. Desenvolvemos neste artigo uma discussão acerca da atual política energética brasileira e seu poder desterritorializador. Posto isto, temos como estudo de caso a desterritorialização da população que residia na Ilha de São José, município Babaçulândia-TO que por consequência da construção da Usina Hidrelétrica de Estreito (UHE), viu-se obrigada a reterritorializar-se (parte da população) no reassentamento Mirindiba localizado no município de Araguaína-TO. Trouxemos à discussão conceitos intrinsecamente ligados ao estudo de caso, como os conceitos de território, des-re-territorialização e comunidades/populações tradicionais. Este artigo tem como objetivo evidenciar as contrapartidas sociais geradas a partir da construção da Usina Hidrelétrica de Estreito/UHE, tais como a desterritorialização e a perda da identidade e do enraizamento da população da Ilha de São José que atualmente vive no reassentamento Mirindiba.
Références
Empresa de Pesquisa Energética. Balanço Energético Nacional 2013: Ano base 2012/ Empresa de Pesquisa Energética. –Rio de Janeiro: EPE, 2013. Brazilian Energy Balance 2013 Year 2012 / Empresa de Pesquisa Energética –Rio de Janeiro: EPE, 2013
HAESBAERT, R. Desterritorialização: entre as redes e os aglomerados de exclusãoIn: CASTRO,Iná Elias de; GOMES; Paulo César da Costa; CORRÊA, Roberto Lobato (Org.) Geografia: conceitos e temas. –2ª ed. –Rio de Janeio; Bertrand Brasil, 2000.
RAFFESTIN, Claude. Por uma geografia do poder. Tradução de Maria Cecília França. São Paulo: Ática, 1993.
SAQUET, Marcos Aurelio. Por uma abordagem territorialIn: SAQUET, Marcos Aurelio; SPOSITO, Eliseu Savério (Org.). Territórios e territorialidades: teorias, processos e conflitos--1.ed.--São Paulo : Expressão Popular : UNESP. Programa de Pós-Graduação em Geografia, 2008. 368 p.
SIEBEN, Airton. ESTADO E POLÍTICA ENERGÉTICA: a desterritorialização da Comunidade rural de Palmatuba em Babaçulândia (TO) pela Usina Hidrelétrica Estreito. Programa de pós-graduação em Geografia,2012
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Revista Tocantinense de Geografia ne rémunère aucun auteur pour la publication de ses textes. Le contenu des textes publiés dans cette revue relève de la responsabilité des auteurs.