MERCADOS PÚBLICOS COMO PATRIMÔNIO CULTURAL
UM ESTUDO DA CIDADE DE GOIÂNIA-GO
DOI:
https://doi.org/10.20873/rtg.v10n22p14-35Palavras-chave:
Espaço Público, Mercado Público, Patrimônio CulturalResumo
O conceito de mercado público como suporte de preservação de patrimônio cultural revela que os espaços destinados a gerar economia, subsistência e socialização, produzindo também cultura, geram por sua vez a historicidade e revelam os modos como as pessoas fazem ou criam objetos, artefatos, músicas, comidas, entre outros elementos que caracterizam a identidade cultural de determinado lugar. Este trabalho tem por objetivo realizar uma análise documental histórica, no sentido de abordar a história do surgimento dos mercados públicos na cidade de Goiânia, considerando que esses espaços são partes vivas da cultura e da história da comunidade, sobretudo com uma função socioeconômica para a sociedade, e que precisam de políticas voltadas para a preservação desses patrimônios culturais. Metodologicamente, fez-se necessária uma análise documental histórica, tendo como fontes arquivos públicos de Órgãos da Prefeitura de Goiânia e do IPHAN/DF, e a revisão bibliográfica de diferentes temas: Mercado público, Marcha para Oeste, fundação de Goiânia, feiras e patrimônio cultural, entre outros. Buscou-se, desse modo, contribuir para a discussão de políticas públicas que implementem ações de valorização dos mercados e a continuidade das atividades, oferecendo condições de trabalho para os permissionários que dele tiram seu sustento.
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