O SER CIDADÃO, O HABITAR E A QUESTÃO DA HABITAÇÃO NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.20873/rtg.v6n11p56-71Palavras-chave:
Moradia, Cidadania, Justiça EspacialResumo
A habitação é um direito básico para qualquer ser humano, sem ele não há estabilidade para que homens e mulheres invistam em seus sonhos e projetos de vida. Uma boa qualidade de vida passa, principalmente, pelas condições de moradia das pessoas e pela exequibilidade dos seus direitos de cidadão. Contudo, esse direito é gravemente afetado no Brasil ao se confundir cidadão como sinônimo de consumidor, deixando a esfera privada ditar as normas de quem é digno ou não de ter esse direito no país. Nesse aspecto, o objetivo desse artigo é analisar a questão da habitação no Brasil e refletir sobre a cidadania e o sentido filosófico do habitar. Para sua viabilidade utilizou-se de pesquisa bibliográfica e documental, além de reflexões dos autores a respeito da realidade vivida no país.
Referências
BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. Coleção Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, p. 181-354, 1978.
BOLLNOW, Otto Friedrich. O homem e o Espaço. Tradução de Aloíso Leoni Schmid. Curitiba: Editora UFPR, 2008, 327 p.
BUTTIMER. Anne. Aprendendo o dinamismo do mundo vivido. In: CHRISTOFOLETTI, Antônio (org.). Perspectivas da Geografia. São Paulo: Difel, p. 165-193, 1982.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Tocantinense de Geografia não remunera nenhum autor pela publicação de seus textos. Os conteúdos dos textos publicados neste periódico são de responsabilidade de seus autores.