REGIONALIZAÇÃO DO TURISMO
A ROTA DO CAFÉ E A VALORIZAÇÃO DA IDENTIDADE NORTE-PARANAENSE
DOI:
https://doi.org/10.20873/rtg.v9n19p163-187Palavras-chave:
Cultura cafeeira, Turismo, Rota do Café, Norte do ParanáResumo
O Norte do Paraná já foi uma das regiões brasileiras com maior produção de café no país. Atualmente, embora o café não seja mais a principal atividade produtiva da região, ainda é notável sua expressão em registro das memórias vinculados a este “ouro verde”, como foi conhecido esse grão. Essa influência da produção cafeeira na cultura local permite as marcas nas paisagens sejam revalorizadas por diversas manifestações culturais. Os maquinários agrícolas e antigas fazendas de café possuem atualmente um novo significado, conservado pelos empreendedores da Rota do Café, roteiro turístico criado em 2009. A partir de um levantamento das potencialidades da região, esse artigo tem como objetivo analisar a estruturação da Rota do Café e averiguar seu papel como incentivador da valorização da cultura cafeeira por meio do turismo. Do ponto de vista metodológico, este artigo foi construído por meio de pesquisa bibliográfica e documental, além de entrevista com a presidente da Associação Rota do Café em 2019 e uma consultora de turismo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Embora a associação formada pelos empreendedores da Rota necessite de engajamento e organização de seus associados em busca de potencializar produtos e serviços em torno do café, a consolidação desta rota turística permite aprofundar os laços identitários dos norte-paranaenses com a história do café por meio da valorização de seu patrimônio, ao mesmo tempo em que, para os turistas, permite uma oportunidade de conhecimento de paisagens e da cultura local.
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