CONTEXTO E DESENVOLVIMENTO DE UM CURSO DE EXTENSÃO COM FOCO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICAca
DOI:
https://doi.org/10.20873/riecim.v2i1.12873Palavras-chave:
Formação continuada de professores, Educação Remota, Ensino de CiênciasResumo
Neste ensaio, mobilizamos um relato de experiência costurado a uma revisão bibliográfica de caráter qualitativo, que atenta para um curso de formação continuada/permanente: ‘Atualização curricular e formação continuada para professores de ciências na educação básica - ano 02’, voltado para professores e professoras de Ciências da Natureza, no contexto da pandemia ocasionada pelo Coronavírus 2019. O relato atenta para aspectos atrelados ao processo de formação continuada/permanente e experimenta a educação remota em um curso de extensão (síncrono/assíncrono), aberto a múltiplos horizontes para pensar o Ensino de Ciências da Natureza. Resulta dessa experimentação a constituição de uma rede de pensamento coletivo, calcada no acolhimento e no espaço de conversação, reiterando a importância da experiência formativa, no que tange o desenvolvimento de compartilhamentos que levam em conta a complexidade da docência em Ciências da Natureza, bem como da necessidade de um aguçamento da sensibilidade e alteridade em formações docentes.
Referências
ALVES, L. A. Educação remota: entre a ilusão e a realidade. Educação Interfaces Científicas,
v. 08, n. 03, p. 348-365, 2020.
CACHAPUZ, A. et al (Org.). A necessária renovação do ensino de ciências. São Paulo: Cortez,
DALMASO, A. C.; RIGUE, F. M. O convite da atenção e seus efeitos em educação: entre
labirintos, feitiçarias e cuidados. In: NEUSCHARANK, A.; HALBERSTADT, I. A.;
ZANATTA, J. M. (Orgs.). Possibilidades... Aprendizagens, experiências e gestão na educação.
Beau Bassin: Novas Edições Acadêmicas, v. 1, p. 19-40, 2020.
GASTAL, M. L.; AVANZI, M. R. Da razão que liberta à experiência que dá sentido:
inquietações sobre Educação Ambiental, Sexual e para a Saúde numa escola plural. In:
OLIVEIRA, R. D. V. L. de; QUEIROZ, G. R. P. C. Tecendo diálogos sobre direitos humanos
na educação em ciências. São Paulo: Editora Livraria da Física, p. 215-234, 2016.
GOLDENBERG, M. A arte de pesquisar. Rio de Janeiro: Record, 1997
IMBERNÓN, F. Formação Continuada de Professores. Trad. Juliana dos Santos Padilha. Porto
Alegre: Artmed, 2010.
MORTIMER, E. F. Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem CTS no contexto da
Educação Brasileira. Pesquisa em Educação em Ciências, v. 02, n. 2, dez., 2002.
LARROSA, J. O. Ensaio e a Escrita Acadêmica. Educação & Realidade, v. 28, n. 2, p. 101-
, 2003.
LARROSA, J. A operação ensaio: sobre o ensaiar e o ensaiar-se no pensamento, na escrita e na
vida. Educação & Realidade, v. 29, n. 1, p. 27-43, 2004.
SANTOS, W. L. P. dos.; MORTIMER, E. F. Uma análise de pressupostos teóricos da
abordagem C-T-S (Ciência – Tecnologia – Sociedade) no contexto da educação brasileira.
Revista Ensaio. Belo Horizonte, v.02, n.02, p. 110-132, jul-dez, 2000.
SANTOS, R. A. dos. Busca de uma participação social para além da avaliação dos impactos da
Ciência-Tecnologia na Sociedade: sinalizações de práticas educativas CTS. Tese (Doutorado
em Educação), 205 f, Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal de Santa
Maria, RS, 2016.
Arquivos adicionais
Publicado
Versões
- 2023-01-04 (2)
- 2022-07-28 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Taniamara Vizzotto Chaves, Fernanda Monteiro Rigue

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Política de Direitos autorais
Os direitos autorais são mantidos pelos autores, os quais concedem à RIEcim os direitos exclusivos de primeira publicação. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico. Os editores da Revista têm o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
Política de Acesso Aberto/Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou utilizá-los para qualquer finalidade legal, respeitando a legislação nacional dos direitos autorais e sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor. As opiniões apresentadas nos artigos são de responsabilidade dos/das autores/autoras. A Revista não cobra Taxas de Processamento de Artigos (APCs – Article Processing Charges)
Política de licenciamento - licença de uso
Licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0). Esta licença permite compartilhar, copiar, redistribuir os manuscritos publicados na RIEcim em qualquer meio ou formato. Além disso, permite adaptar, remixar, transformar e construir sobre o material, desde que seja atribuído o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.