CONTEXTO Y DESARROLLO DE UN CURSO DE EXTENSIÓN ENFOCADO EN LA FORMACIÓN DE PROFESORES DE CIENCIAS DE LA NATURALEZA PARA LA EDUCACIÓN BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.20873/riecim.v2i1.12873Palabras clave:
Formação continuada de professores, Educação Remota, Ensino de CiênciasResumen
Neste ensaio, mobilizamos um relato de experiência costurado a uma revisão bibliográfica de caráter qualitativo, que atenta para um curso de formação continuada/permanente: ‘Atualização curricular e formação continuada para professores de ciências na educação básica - ano 02’, voltado para professores e professoras de Ciências da Natureza, no contexto da pandemia ocasionada pelo Coronavírus 2019. O relato atenta para aspectos atrelados ao processo de formação continuada/permanente e experimenta a educação remota em um curso de extensão (síncrono/assíncrono), aberto a múltiplos horizontes para pensar o Ensino de Ciências da Natureza. Resulta dessa experimentação a constituição de uma rede de pensamento coletivo, calcada no acolhimento e no espaço de conversação, reiterando a importância da experiência formativa, no que tange o desenvolvimento de compartilhamentos que levam em conta a complexidade da docência em Ciências da Natureza, bem como da necessidade de um aguçamento da sensibilidade e alteridade em formações docentes.
Citas
ALVES, L. A. Educação remota: entre a ilusão e a realidade. Educação Interfaces Científicas,
v. 08, n. 03, p. 348-365, 2020.
CACHAPUZ, A. et al (Org.). A necessária renovação do ensino de ciências. São Paulo: Cortez,
DALMASO, A. C.; RIGUE, F. M. O convite da atenção e seus efeitos em educação: entre
labirintos, feitiçarias e cuidados. In: NEUSCHARANK, A.; HALBERSTADT, I. A.;
ZANATTA, J. M. (Orgs.). Possibilidades... Aprendizagens, experiências e gestão na educação.
Beau Bassin: Novas Edições Acadêmicas, v. 1, p. 19-40, 2020.
GASTAL, M. L.; AVANZI, M. R. Da razão que liberta à experiência que dá sentido:
inquietações sobre Educação Ambiental, Sexual e para a Saúde numa escola plural. In:
OLIVEIRA, R. D. V. L. de; QUEIROZ, G. R. P. C. Tecendo diálogos sobre direitos humanos
na educação em ciências. São Paulo: Editora Livraria da Física, p. 215-234, 2016.
GOLDENBERG, M. A arte de pesquisar. Rio de Janeiro: Record, 1997
IMBERNÓN, F. Formação Continuada de Professores. Trad. Juliana dos Santos Padilha. Porto
Alegre: Artmed, 2010.
MORTIMER, E. F. Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem CTS no contexto da
Educação Brasileira. Pesquisa em Educação em Ciências, v. 02, n. 2, dez., 2002.
LARROSA, J. O. Ensaio e a Escrita Acadêmica. Educação & Realidade, v. 28, n. 2, p. 101-
, 2003.
LARROSA, J. A operação ensaio: sobre o ensaiar e o ensaiar-se no pensamento, na escrita e na
vida. Educação & Realidade, v. 29, n. 1, p. 27-43, 2004.
SANTOS, W. L. P. dos.; MORTIMER, E. F. Uma análise de pressupostos teóricos da
abordagem C-T-S (Ciência – Tecnologia – Sociedade) no contexto da educação brasileira.
Revista Ensaio. Belo Horizonte, v.02, n.02, p. 110-132, jul-dez, 2000.
SANTOS, R. A. dos. Busca de uma participação social para além da avaliação dos impactos da
Ciência-Tecnologia na Sociedade: sinalizações de práticas educativas CTS. Tese (Doutorado
em Educação), 205 f, Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal de Santa
Maria, RS, 2016.
Archivos adicionales
Publicado
Versiones
- 2023-01-04 (2)
- 2022-07-28 (1)
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Taniamara Vizzotto Chaves, Fernanda Monteiro Rigue

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Política de Derechos de Autor
Los derechos de autor son mantenidos por los autores, quienes otorgan a RIEcim los derechos exclusivos de primera publicación. Los autores no serán remunerados por la publicación de trabajos en esta revista. Los autores tienen la autorización para celebrar contratos adicionales por separado, para la distribución no exclusiva de la versión publicada del trabajo en esta revista (por ejemplo: publicarlo en un repositorio institucional, en un sitio web personal, publicar una traducción o como capítulo de un libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista. Los editores de la revista tienen el derecho de realizar ajustes textuales y adaptaciones para cumplir con las normas de publicación.
Política de Acceso Abierto/Libre
Esta revista proporciona acceso abierto inmediato a su contenido, siguiendo el principio de que poner el conocimiento científico de forma gratuita a disposición del público contribuye a la democratización global del conocimiento. Los usuarios pueden leer, descargar, copiar, distribuir, imprimir, buscar o utilizar el contenido para cualquier propósito legal, respetando las leyes nacionales de derechos de autor y sin solicitar permiso previo del editor o del autor. Las opiniones presentadas en los artículos son responsabilidad de los autores. La revista no cobra Tarifas de Procesamiento de Artículos (APCs).
Política de Licenciamiento - Licencia de Uso
Licenciado bajo la Licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0). Esta licencia permite compartir, copiar, redistribuir los manuscritos publicados en RIEcim en cualquier medio o formato. Además, permite adaptar, remezclar, transformar y construir sobre el material, siempre que se otorgue el crédito adecuado a la autoría y la publicación inicial en esta revista.