O CORPO HUMANO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS
UMA ANÁLISE DISCURSIVA
DOI:
https://doi.org/10.20873/riecim.v2i2.14716Palavras-chave:
Currículo; Ensino de Ciências; Corpo Biológico e Sociocultural.Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar Livros Didáticos (LDs) de Ciências para problematizar as construções discursivas sobre o corpo que os compõem. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que utiliza o conceito foucaultiano discurso como ferramenta analítica. O corpus de análise são as imagens e textos de LDs do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) de 2020, do 6° ao 9º ano de Ciências. Como resultados podemos destacar a predominância de discursos biológicos, porém há situações que apresentam aberturas para discussões socioculturais sobre o corpo. Assim, consideramos que os professores desempenham papel fundamental na abordagem do corpo para ampliar a enfoque biológico que tem preponderado no Ensino de Ciências e contextualizá-lo nas problemáticas sociais e culturais.
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