PROJETO DE APRENDIZAGEM ESTATÍSTICO NO ENSINO MÉDIO
MAPEAMENTO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA
DOI:
https://doi.org/10.70860/RIEcim.2764-2534.2025.v5.19398Palavras-chave:
Ensino de Estatística. Projeto. Ensino Médio. Produção cientifica.Resumo
Este trabalho faz parte do escopo de uma pesquisa de doutorado em andamento e tem como objetivo mapear a produção cientifica a partir de Projeto de Aprendizagem Estatístico (PAE) no Ensino Médio. Trata-se de um estudo exploratório, de caráter descritivo, pois visa analisar e descrever as singularidades de trabalhos da temática investigada. Recuperou-se como corpus de pesquisa cinco dissertações e seis artigos, totalizando onze trabalhos. Ainda esse tipo de pesquisa é pouco explorada na Educação Estatística. Observamos que, embora esse tema seja pouco explorado, os trabalhos encontrados foram relevantes para pensar o nosso objeto de pesquisa. As produções mostraram que o PAE contribui para a apropriação de conceitos estatísticos de forma autêntica ao envolver os estudantes em todas as etapas de investigação: desde a formação dos grupos para o trabalho coletivo, definição de tema, planejamento da pesquisa, coleta e análise de dados, interpretação de resultados e comunicação dos achados. Dessa forma, vimos no mapeamento mais que desafios, a possibilidade de trabalhar com Projeto de Aprendizagem Estatístico rompendo com a ideia de que o estudante é um ser passivo na sala de aula, reafirmando o protagonismo do sujeito em seu processo de aprendizagem, considerando-o como um ser social e de direitos.
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