PROJETO DE APRENDIZAGEM ESTATÍSTICO NO ENSINO MÉDIO

MAPEAMENTO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.70860/RIEcim.2764-2534.2025.v5.19398

Palabras clave:

Ensino de Estatística. Projeto. Ensino Médio. Produção cientifica.

Resumen

Este trabalho faz parte do escopo de uma pesquisa de doutorado em andamento e tem como objetivo mapear a produção cientifica a partir de Projeto de Aprendizagem Estatístico (PAE) no Ensino Médio. Trata-se de um estudo exploratório, de caráter descritivo, pois visa analisar e descrever as singularidades de trabalhos da temática investigada. Recuperou-se como corpus de pesquisa cinco dissertações e seis artigos, totalizando onze trabalhos. Ainda esse tipo de pesquisa é pouco explorada na Educação Estatística. Observamos que, embora esse tema seja pouco explorado, os trabalhos encontrados foram relevantes para pensar o nosso objeto de pesquisa. As produções mostraram que o PAE contribui para a apropriação de conceitos estatísticos de forma autêntica ao envolver os estudantes em todas as etapas de investigação: desde a formação dos grupos para o trabalho coletivo, definição de tema, planejamento da pesquisa, coleta e análise de dados, interpretação de resultados e comunicação dos achados. Dessa forma, vimos no mapeamento mais que desafios, a possibilidade de trabalhar com Projeto de Aprendizagem Estatístico rompendo com a ideia de que o estudante é um ser passivo na sala de aula, reafirmando o protagonismo do sujeito em seu processo de aprendizagem, considerando-o como um ser social e de direitos.

Biografía del autor/a

Hermison Bruno Baia Palheta, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARÁ

Doutorando em Educação em Ciências pela Universidade Federal de Rio Grande-FURG. Possui graduação em Biologia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú-- UVA (2008).Possui Mestrado em Educação pela Universidade Estadual do Pará-UEPA (2018- 2020). Possui Especialização em Educação em Ciencias e Matematica pela Universidade Federal do Pará-UFPA (2010).Atua como Professor de Educação Básica II - Secretaria Municipal de Eucação de Portel PA (SEMED ) desde 2005.Atua como Professor de biologia no ensino médio - Secretaria de Estado da Educação-SEDUC do Governo do Estado do Pará desde 2009. Membro da Comissão Científica do GT12 - Educação Estatística.Membro do Grupo Internacional Interdisciplinar de Pesquisa em Educação Estatística - GIIPEE, ligado à Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Membro da Red Latinoamericana de Investigación en Educación Estadística (RELIEE).

Mauren Porciúncula Moreira da Silva , UNIVERSIDADE FEDERAL DE RIO GRANDE

Dra. Mauren Porciúncula é professora da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. É Bolsista de Produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Desenvolve as atividades no Laboratório de Estudos Cognitivos e Tecnologias na Educação Estatística (LabEst), do Innovation Center of Statistical Education (ICE), sediados no Instituto de Matemática, Estatística e Física (IMEF), da FURG. É docente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências (PPGEC). Líder do Grupo InterNacional de Pesquisa em Educação Estatística (GIIPEE) e do Grupo de Pesquisa em Educação Estatística (EduEst). Coordenadora do Programa Letramento Multimídia Estatístico (LeME), Best Cooperative Project Award, da International Association for Statistical Education (IASE), e de Projetos associados à este. É membra do Grupo de Trabalho de Educação Estatística (GT-12), da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), da Associação Brasileira de Estatística (ABE), da Red Latinoamericana de Investigación en Educación Estadística (RELIEE) e da International Association for Statistical Education (IASE). É Country Coordinator do International Statistical Literacy Project (ISLP), da IASE, no Brasil. É co-fundadora de Projetos e Tecnologias Sociais e Educacionais para a Educação Estatística, tais como a Sala da Aprendizagem da Estatística (SalAEst), o Programa de Educação Tutorial Conexões de Saberes Estatísticos (PET SabEst), o Programa de Apoio Tecnológico para uma Educação Lúdica e Interativa de Estatística (ATELIE), o Grupo Colaborativo de Formação de Professores em Educação Estatística (MoSaiCo Edu) e o International forum for early career researchers in statistics education (INCREASE). Editora da Educação Matemática em Revista SBEM-RS (2018-2025). Coordenadora do Programa de Pós Graduação em Educação e Ciências QVS-Associação Ampla - FURG (2021-2022).Associate Editor da Statistical Education Research Journal - SERJ. Citações: PORCIÚNCULA, Mauren https://scholar.google.com.br/citations?hl=pt-BRuser=UyhnflkAAAAJ www.ice.furg.br. E-mail: mauren@furg.br (Texto informado pelo auto

Angélica Conceição Dias Miranda, UNIVERSIDADE FEDERAL DE RIO GRANDE-FURG

Angélica Conceição Dias Miranda concluiu o Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento em 2010, mestrado em Engenharia de Produção em 2003, ambos pela Universidade Federal de Santa Catarina. Pós-doutorado em Educação em Ciências : química da vida e da Saúde, pela FURG. É professora associada, Dedicação Exclusiva - DE, na Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Administração (orientação de mestrado) e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (orientação de mestrado e doutorado), ambos na FURG. Lider e Pesquisadora do Grupo de Pesquisa CITEG - Ciência, Informação e Tecnologia e Gestão - FURG. Coordena o Portal de Periódicos eletrônicos da FURG (http://www.seer.furg.br) e o Repositório Institucional (repositorio.furg.br). CV: http://lattes.cnpq.br/2480208555392243

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Publicado

2025-10-10

Cómo citar

PALHETA, Hermison Bruno Baia; SILVA , Mauren Porciúncula Moreira da; ANGÉLICA CONCEIÇÃO DIAS MIRANDA. PROJETO DE APRENDIZAGEM ESTATÍSTICO NO ENSINO MÉDIO: MAPEAMENTO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA. Revista Interdisciplinaria de Enseñanza de Ciencias y Matemáticas, [S. l.], v. 5, p. e25003, 2025. DOI: 10.70860/RIEcim.2764-2534.2025.v5.19398. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/RIEcim/article/view/19398. Acesso em: 10 oct. 2025.