TECNOLOGIA E ENSINO DE FÍSICA:
CRIAÇÃO E AVALIAÇÃO DE UM JOGO EDUCATIVO NO ENSINO DE ÓPTICA GEOMÉTRICA
DOI:
https://doi.org/10.70860/RIEcim.2764-2534.2025.v5.19996Palavras-chave:
Jogos educativos, Óptica geométrica, Ensino de Física, Recurso didáticoResumo
Este artigo apresenta a concepção, desenvolvimento e aplicação de um jogo educativo digital intitulado “Desafio da Óptica Geométrica”, desenvolvido em PowerPoint, como recurso didático para o ensino de conceitos fundamentais da óptica geométrica. A proposta visa promover a aprendizagem significativa por meio de uma abordagem lúdica, interativa e acessível, especialmente em contextos escolares da rede pública. A pesquisa, de natureza exploratória e qualitativa, foi aplicada a 30 estudantes e utilizou instrumentos avaliativos combinando dados quantitativos (escala de Likert adaptada) e qualitativos (análise de conteúdo). Os resultados indicam alto engajamento, melhoria na compreensão conceitual e boa receptividade dos alunos, além de sugestões de aprimoramento. A análise dos dados evidencia que o jogo contribui de forma eficaz para o ensino de Física, reforçando a importância da gamificação como estratégia pedagógica inovadora e inclusiva.
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