TECNOLOGÍA Y ENSEÑANZA DE LA FÍSICA: CREACIÓN Y EVALUACIÓN DE UN JUEGO EDUCATIVO PARA LA ENSEÑANZA DE LA ÓPTICA GEOMÉTRICA

CRIAÇÃO E AVALIAÇÃO DE UM JOGO EDUCATIVO NO ENSINO DE ÓPTICA GEOMÉTRICA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.70860/RIEcim.2764-2534.2025.v5.19996

Palabras clave:

Jogos educativos, Óptica geométrica, Ensino de Física, Recurso didático

Resumen

Este artículo presenta el diseño, desarrollo y aplicación de un juego educativo digital titulado “Desafío de la Óptica Geométrica”, creado en PowerPoint como recurso didáctico para la enseñanza de conceptos fundamentales de óptica geométrica. La propuesta busca promover un aprendizaje significativo mediante un enfoque lúdico, interactivo y accesible, especialmente en contextos escolares de la red pública. La investigación, de naturaleza exploratoria y cualitativa, fue aplicada a 30 estudiantes y utilizó instrumentos de evaluación que combinaron datos cuantitativos (escala de Likert adaptada) y cualitativos (análisis de contenido). Los resultados indican un alto nivel de compromiso, mejora en la comprensión conceptual y buena recepción por parte del alumnado, además de sugerencias constructivas para su mejora. El análisis evidencia que el juego contribuye de manera efectiva a la enseñanza de la Física, reforzando el valor de la gamificación como una estrategia pedagógica innovadora e inclusiva.

Biografía del autor/a

Alexandre Souza da Silva, Universidade Federal do Amazonas

Graduado em Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM, 2019), com Mestrado em Física pela mesma instituição (2024). Atualmente, é doutorando no Programa de Física da UFAM (PPGFIS). Possui experiência no ensino de Física e em projetos educacionais, além de ser especializado em Ensino de Ciências e Matemática e o Mundo do Trabalho pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). 

Yolene Santos de Oliveira, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Graduada em Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), com experiência acadêmica adquirida por meio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), da Residência Pedagógica e da participação em dois projetos PACE. Tem experiência em estratégias de ensino que integrem tecnologia e recursos didáticos. 

Antonio Xavier Gil, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Amazonas (1990), graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Amazonas (1985), mestrado em Física pela Universidade Federal de São Carlos (1995), licenciatura em letras pela Universidade Federal do Amazonas (2010), e Doutorado na área de Educação em ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso (06/06/2016). Atualmente é professor adjunto nível 1 da Universidade Federal do Amazonas.

Citas

ANDRADE, Marcos Vinícius; PAZ, Fábio Soares da. O Ensino de Física no contexto do Novo Ensino Médio na Educação do Campo. Vitruvian Cogitationes, v. 5, n. 1, p. 31–48, 22 fev. 2024. DOI: https://doi.org/10.4025/rvc.v5i1.70598

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

DETONI, Vanessa Souza Santos et al. A TRANSFORMAÇÃO DA EDUCAÇÃO E A INTEGRAÇÃO ENTRE TECNOLOGIA, METODOLOGIAS E CURRÍCULO. Revista Amor Mundi, v. 4, n. 10, p. 129–139, 22 dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.46550/amormundi.v4i10.368

FIUZA, Deise Quiele Rauber et al. USO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM DIGITAL PARA FLEXIBILIZAR O CONHECIMENTO E POTENCIALIZAR A AUTONOMIA DO APRENDIZADO NO ENSINO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental, v. 18, n. 1, 7 abr. 2014. DOI: https://doi.org/10.5902/2236117012752

GUI, Yang; CAI, Zhihui; YANG, Yajiao; et al. Effectiveness of digital educational game and game design in STEM learning: a meta-analytic review. International Journal of STEM Education, v. 10, n. 1, p. 36, 2023. Disponível em: <https://stemeducationjournal.springeropen.com/articles/10.1186/s40594-023-00424-9>. Acesso em: 16 jul. 2025. DOI: https://doi.org/10.1186/s40594-023-00424-9

GUTIÉRREZ, Rafale Enrique araujo; BRACHO, Luis Andrés castilho. Simuladores com o software GeoGebra como objetos de aprendizagem para o ensino da física. Tecné Episteme y Didaxis: TED, n. 47, 1 jan. 2020. DOI: https://doi.org/10.17227/ted.num47-11336

JARDINI, Juliana Brandão; SOUZA, Hilton marcelo de lima; MIRANDA, Anderson fernandes de. USO DO QUIZ COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM SOBRE MITOSE. Revista Prática Docente, v. 8, n. 1, p. e23018, 2023. Disponível em: <http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/163>. Acesso em: 16 jul. 2025. DOI: https://doi.org/10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23018.id1438

JOSHI, Ankur; KALE, Saket; CHANDEL, Satish; et al. Likert Scale: Explored and Explained. British Journal of Applied Science & Technology, v. 7, n. 4, p. 396–403, 2015. Disponível em: <https://journalcjast.com/index.php/CJAST/article/view/381>. Acesso em: 16 jul. 2025. DOI: https://doi.org/10.9734/BJAST/2015/14975

LIU, Bo; WAN, Xinyue; LI, Xiaofang; et al. An Augmented Reality Serious Game for Children’s Optical Science Education: Randomized Controlled Trial. JMIR Serious Games, v. 12, p. e47807–e47807, 2024. Disponível em: <https://games.jmir.org/2024/1/e47807>. Acesso em: 16 jul. 2025. DOI: https://doi.org/10.2196/47807

MOREIRA, Marco Antonio. Aprendizagem ativa com significado. Revista Espaço Pedagógico, v. 29, n. 2, p. 405–416, 25 nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.5335/rep.v29i2.13887

MOREIRA, Marco Antonio. Desafios no ensino da física. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 43, n. suppl 1, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/1806-9126-rbef-2020-0451

PAIVA, Luciene da Silva de. O Uso dos Recursos Tecnológicos e da EAD na Educação de Alunos do Ensino Médio: experiência no Povoado da Ilha da Marchantaria Iranduba–AM. Editora Dialética, 2024. DOI: https://doi.org/10.48021/978-65-270-3506-0

SANTOS, Adriano de Araújo. APRENDA : uma proposta personalizada para a apropriação de recursos digitais na construção de avaliações para aprendizagem em espaços híbridos do ensino médio da rede estadual de Pernambuco. 2025. Disponível em: <https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/11531>. Acesso em: 16 jul. 2025.

SASSERON, Lucia Helena; DUSCHL, Richard Allan. ENSINO DE CIÊNCIAS E AS PRÁTICAS EPISTÊMICAS: O PAPEL DO PROFESSOR E O ENGAJAMENTO DOS ESTUDANTES. Investigações em Ensino de Ciências, v. 21, n. 2, p. 52, 2016. Disponível em: <https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/19>. Acesso em: 16 jul. 2025. DOI: https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2016v21n2p52

SILVA, Ivanderson Pereira da; MERCADO, Luis Paulo Leopoldo. Revisão sistemática de literatura acerca da experimentação virtual no ensino de Fí¬sica. Ensino & Pesquisa, v. 17, n. 1, 14 jan. 2019. DOI: https://doi.org/10.33871/23594381.2019.17.1.2381

SILVA, Ivanderson Pereira da; SILVA, Alberto Tarrago Marcantonio da. O TEMA “EXPERIMENTOS VIRTUAIS” NOS ANAIS DOS EVENTOS BRASILEIROS DE ENSINO DE FÍSICA (2005 – 2014). Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 8, n. 1, p. 137–154, 7 abr. 2017.

SILVA, Ivanderson Pereira da; SILVA, Alberto Tarrago Marcantonio da. O TEMA “EXPERIMENTOS VIRTUAIS” NOS ANAIS DOS EVENTOS BRASILEIROS DE ENSINO DE FÍSICA (2005 – 2014). Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 8, n. 1, p. 137–154, 7 abr. 2017. DOI: https://doi.org/10.26843/rencima.v8i1.1172

VALENTE, José Armando. Tecnologias na educação: potencializando aprendizagens. Campinas, SP: Papirus Editora, 2010.

VONKOVA, Hana; HRABAK, Jan. The (in) comparability of ICT knowledge and skill self-assessments among upper secondary school students: The use of the anchoring vignette method. Computers & Education, v. 85, p. 191–202, 2015. Disponível em: <https://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S036013151500072X>. Acesso em: 16 jul. 2025. DOI: https://doi.org/10.1016/j.compedu.2015.03.003

YAMAZAKI, Sérgio Choiti; YAMAZAKI, Regiani Magalhães de Oliveira. Jogos para o Ensino de Física, Química e Biologia: elaboração e utilização espontânea ou método teoricamente fundamentado? Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 7, n. 1, 15 maio 2014. DOI: https://doi.org/10.3895/S1982-873X2014000100009

Publicado

2025-10-15

Cómo citar

SILVA, Alexandre Souza da; OLIVEIRA, Yolene Santos de; GIL, Antonio Xavier. TECNOLOGÍA Y ENSEÑANZA DE LA FÍSICA: CREACIÓN Y EVALUACIÓN DE UN JUEGO EDUCATIVO PARA LA ENSEÑANZA DE LA ÓPTICA GEOMÉTRICA: CRIAÇÃO E AVALIAÇÃO DE UM JOGO EDUCATIVO NO ENSINO DE ÓPTICA GEOMÉTRICA. Revista Interdisciplinaria de Enseñanza de Ciencias y Matemáticas, [S. l.], v. 5, p. e25004, 2025. DOI: 10.70860/RIEcim.2764-2534.2025.v5.19996. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/RIEcim/article/view/19996. Acesso em: 12 nov. 2025.