A UTILIZAÇÃO DE MEMES E MAPAS MENTAIS E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A APRENDIZAGEM DE BIOLOGIA EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.20873/riecim.v3i1.16761

Schlagworte:

Ensino de Biologia. memes. mapas mentais. Residência Pedagógica.

Abstract

A Pandemia fez com que ferramentas tecnológicas e técnicas de ensino diferenciadas fossem introduzidas na educação. O relato de experiência apresentado tem como objetivo relatar uma atividade desenvolvida no Programa de Residência Pedagógica (núcleo Biologia e Ciências da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA). A atividade foi desenvolvida com alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola de São Gabriel/RS e contou com a utilização de memes e mapas mentais. A prática ocorreu com base nos Três Momentos Pedagógicos, por meio da plataforma Google meet. Como resultado, foi possível obter indicadores interessantes, nos quais os memes tornaram o aprendizado com mais significado e os mapas mentais configuraram-se como uma ferramenta potente para a organização das ideias e conceitos aprendidos em aula.

Autor/innen-Biografien

Dianifer Stefane Rocha Marques , Escola de Ensino Médio ENSIDUC

Bióloga pós graduada em Neuropsicopedagogia, atualmente trabalho como professora regente da disciplina de Ciências da Escola de Ensino Médio ENSIDUC

Julio Cesar Bresolin Marinho, Universidade Federal do Pampa - São Gabriel, BR

 Professor do Magistério Superior (Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura)

Literaturhinweise

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Veröffentlicht

2023-12-28

Zitationsvorschlag

ROSA PIRES, Fabiele; ROCHA MARQUES , Dianifer Stefane; BRESOLIN MARINHO, Julio Cesar. A UTILIZAÇÃO DE MEMES E MAPAS MENTAIS E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A APRENDIZAGEM DE BIOLOGIA EM TEMPOS DE PANDEMIA. Revista Interdisciplinar em Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 3, n. 1, p. e23006 , 2023. DOI: 10.20873/riecim.v3i1.16761. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/RIEcim/article/view/16761. Acesso em: 23 feb. 2025.

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Rubrik

Relatos de experiência

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