“AS MULHERES SÃO MENOS PRODUTIVAS QUE OS HOMENS”

DIÁLOGOS COM A COLONIALIDADE DE GÊNERO NOS LIVROS DIDÁTICOS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.20873/riecim.v2i2.14809

Keywords:

Colonialidade de Gênero, Livros didáticos, PNLD, Ciências da Natureza

Abstract

With the growth of women scientists, it is important to think about how textbooks are inserting these discussions in Natural Sciences. The present work aims to analyze the contributions of textbooks from the National Textbook Program (PNLD 2021) in Natural Sciences and its Technologies from the perspective of gender coloniality. The search was carried out in digital books, filtering the keywords: coloniality, gender and woman. The results were analyzed by Discursive Textual Analysis (DTA) and for Franco-Brazilian Discourse Analysis. From the categories, we can see the greater presence of women in textbooks, but there are few Latin American, black, or indigenous women. Future research may find other intersections with the words class, race, and ethnicity.

Author Biographies

Fernanda Ozelame de Souza , UFSC

Licenciada em Química pela UFSC e Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT)

Suzani Cassiani, UFSC

Licenciada em Ciências Biológicas com Especialização, Mestrado, Doutorado em Educação pela UNICAMP (2000) e Pós-Doutorado em Ciências Sociais (Estágio Sênior, 2015) na Universidade de Coimbra-Portugal. Atualmente é  professora titular da Universidade Federal de Santa Catarina, atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (UFSC)  

Irlan Von Linsingen, UFSC

Graduado em Engenharia Mecânica, com mestrado em Ciências Térmicas (EMC/PPGEM/UFSC), doutorado em Educação em Ciências - UFSC (2002) e pós-doutorado em Ciências Sociais (Estágio Sênior CAPES - 2015) na Universidade de Coimbra-Portugal. Atualmente é professor Titular da Universidade Federal de Santa Catarina, atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT)   

References

ALMEIDA, Silvio. Racismo estrutural. Pólen Produção Editorial LTDA, 2019.

AMABIS, José Mariano et al. Moderna Plus: ciências da natureza e suas tecnologias. São Paulo: Moderna, 2020.

BALLESTRIN, Luciana. América Latina e o giro decolonial. Revista brasileira de ciência política, n. 11, p. 89-117, 2013.

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto editora, 1994.

CASSIANI, Suzani. Counter-hegemonic science education: understanding the effects of coloniality and proposing a decolonial pedagogy. Cultural Studies Of Science Education, [S.L.], v. 16, n. 4, p. 1353-1360, 18 ago. 2021. Springer Science and Business Media LLC.

CASSIANI, Suzani. Reflexões sobre os efeitos da transnacionalização de currículos e da colonialidade do saber/poder em cooperações internacionais: foco na educação em ciências. Ciência & Educação (Bauru), [S.L.], v. 24, n. 1, p. 225-244, jan. 2018. FapUNIFESP (SciELO).

CASSIANI, Suzani; OROZCO, Yonier; KARIDY, Mara. Decolonizando a Educação em Ciências e sua pesquisa: provocações sobre processos teórico-metodológicos, 2021 - capítulo. Livro Decolonialidades na Educação em Ciências, vol. 2 - no prelo.

CORRÊA, Rosa Lydia Teixeira. O livro escolar como fonte de pesquisa em História da Educação. Cadernos Cedes, [S.L.], v. 20, n. 52, p. 11-23, nov. 2000. FapUNIFESP (SciELO).

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2017.

GODOY, Leandro et al. Multiversos: ciências da natureza. São Paulo: Ftd, 2020.

GONÇALVES, Josimere Serrão; RIBEIRO, Joyce Otânia Seixas. Colonialidade de gênero: O feminismo decolonial de Maria Lugones. VIII Seminário Gênero, Corpo e Sexualidade, Universidade Federal do Rio Grande, 2018.

GROSSI, Márcia Gorett Ribeiro et al. As mulheres praticando ciência no Brasil. Revista Estudos Feministas, [S.L.], v. 24, n. 1, p. 11-30, abr. 2016. FapUNIFESP (SciELO).

GUIMARÃES, Maria. Ciência, palavra (pouco) feminina. Revista Pesquisa Fapesp, São Paulo, p. 58-61, dez. 2011. Especial - Ano Internacional da Química. Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br/ciencia-palavra-pouco-feminina/>. Acesso em: 03 fev. 2022.

JAMAL, Natasha Obeid El; GUERRA, Andreia. O lado invisível na história da ciência: uma

revisão bibliográfica sob perspectivas feministas para a educação científica. Revista Debates em Ensino de Química, [S.I], v. 6, n. 2, p. 311-333, ago. 2021.

LOPES, Sônia et al. Ciências da natureza Lopes & Rosso. São Paulo: Moderna, 2020.

LÖWY, Ilana. Por que tão devagar? Os obstáculos para a igualdade dos sexos na pesquisa científica. In GROSSI, Miriam Pillar; REA, Caterina Alessandra. Teoria Feminista e Produção de Conhecimento Situado: Ciências Humanas, Biológicas, Exatas e Engenharias. Florianópolis: Tribo da Ilha e Devires, 2020. p.231-246

LUGONES, María. Colonialidade e gênero. Tabula rasa, n. 9, p. 73-102, 2008.

LUGONES, María. Rumo a um feminismo descolonial. Revista Estudos Feministas, v. 22, p. 935-952, 2014.

MORAES, Roque.; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva. 1. ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2007.

MORTIMER, Eduardo et al. Genética e Evolução. In: MORTIMER, Eduardo et al. Matéria, Energia e Vida: uma abordagem interdisciplinar: evolução, biodiversidade e sustentabilidade. São Paulo: Scipione, 2020. Cap. 2, p. 64.

OLIVEIRA, Maíra Caroline Defendi; VON LINSINGEN, Irlan. Alternativas epistêmicas emergentes na ciência e seu ensino a partir do sul global. Perspectiva, [S.L.], v. 39, n. 2, p. 1-19, 11 maio 2021. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

ORLANDI, Eni Puccinelli. Análise de discurso: princípios & procedimentos. Pontes,2005. 5ª Edição.

SANTOS, Kelly Cristina dos. A ciência moderna: o nascimento da ciência moderna. In: SANTOS, Kelly Cristina dos. Diálogo: ciências da natureza e suas tecnologias: o universo da ciência e a ciência do universo. São Paulo: Moderna, 2020. Cap. 3, p. 25.

SCHIEBINGER, Londa. O feminismo mudou a ciência? Bauru, SP: Edusc, 2001. 384 p. Tradução de Raul Fiker.

THOMPSON, Miguel et al. Saúde: Bem-estar físico, mental e social: saúde do adolescente e sexualidade. In: THOMPSON, Miguel et al. Conexões: Ciência da Natureza e suas Tecnologias: saúde e tecnologia. São Paulo: Moderna, 2020. Cap. 4, p. 89.

VÁZQUEZ-CUPEIRO, Susana. Ciencia, estereotipos y género: una revisión de los marcos explicativos. Convergencia, v. 22, n. 68, p. 177-202, 2015.

ZAMBONI, André; BEZERRA, Lia Monguilhott. Física Nuclear: o prêmio Nobel e madame Curie. In: ZAMBONI, André; BEZERRA, Lia Monguilhott. Ser protagonista: Ciência da Natureza e suas Tecnologias: composição e estrutura dos corpos. São Paulo: SM, 2020. Cap. 4, p. 58.

Published

2022-12-30

How to Cite

HINKEL, Joice; OZELAME DE SOUZA , Fernanda; CASSIANI, Suzani; VON LINSINGEN, Irlan. “AS MULHERES SÃO MENOS PRODUTIVAS QUE OS HOMENS”: DIÁLOGOS COM A COLONIALIDADE DE GÊNERO NOS LIVROS DIDÁTICOS . Interdisciplinary Journal in Science and Mathematics Education, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 128–146, 2022. DOI: 10.20873/riecim.v2i2.14809. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/RIEcim/article/view/14809. Acesso em: 17 sep. 2024.

Similar Articles

1 2 3 4 5 6 7 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.