“AS MULHERES SÃO MENOS PRODUTIVAS QUE OS HOMENS”
DIÁLOGOS COM A COLONIALIDADE DE GÊNERO NOS LIVROS DIDÁTICOS
DOI:
https://doi.org/10.20873/riecim.v2i2.14809Palabras clave:
Colonialidade de Gênero, Livros didáticos, PNLD, Ciências da NaturezaResumen
Com o crescimento de mulheres cientistas é importante pensar como os livros didáticos estão inserindo essas discussões na área de Ciências da Natureza. O presente trabalho tem como objetivo analisar as contribuições dos livros didáticos do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2021) da área das Ciências da Natureza e suas Tecnologias na perspectiva da colonialidade de gênero. A busca foi realizada em livros digitais, filtrando-se as palavras-chave: colonialidade, gênero e mulher. Os resultados foram analisados pela Análise Textual Discursiva (ATD) e pela Análise de Discurso Franco-Brasileira. A partir das categorias inferimos que há maior presença das mulheres nos livros didáticos, porém há silêncios sobre mulheres latino-americanas, negras ou indígenas. Consideramos futuramente utilizar palavras-chave como classe, raça e etnia.
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