A ETNOMATEMÁTICA COMO BASE PARA ANÁLISE DAS RELAÇÕES COMERCIAIS DOS FEIRANTES DA FEIRA MUNICIPAL DE AMARGOSA - BA
DOI:
https://doi.org/10.20873/riecim.v1i2.12414Palabras clave:
Ensino de Matemática, Etnomatemática, Feira Livre, Conhecimento matem´áticoResumen
Este artigo objetiva analisar a negociação de mercadorias entre clientes e feirantes, e como a matemática faz parte desse processo. A base teórica é a Etnomatemática, com respaldo nos principais estudiosos da área. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, mais especificamente um estudo de caso. A produção dos dados ocorreu por meio de visitas à Feira Livre e realização de uma entrevista com um feirante, a qual foi analisada por meio da triangulação de dados. Os resultados mostram a peculiaridade da Matemática produzida pelo feirante. Identificaram-se saberes matemáticos específicos, produzidos através de saberes populares, pautados em questões sociais e culturais. Revela ainda que não apenas no ensino formal é possível aprender Matemática, mas também por meio dos diversos contextos culturais (etnos).
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