SENTIDOS SUBJETIVOS SOBRE SEXUALIDADE MOBILIZADOS E CONSTRUÍDOS POR ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO EM SALA DE AULA
DOI:
https://doi.org/10.20873/riecim.v2i2.14815Palabras clave:
Educação em Sexualidade, Abordagem Emancipatória, Teoria da Subjetividade, González ReyResumen
A sexualidade é um fenômeno essencialmente humano, complexo e subjetivo, desenvolvido nas relações interpessoais do cotidiano. O objetivo da pesquisa foi compreender aspectos de como estudantes de uma escola pública, subjetivam questões relacionadas à sexualidade, em práticas dialógico-problematizadoras. As informações foram produzidas por meio de conversações, complemento de frases e outros e a análise dos dados foi realizada com base na Epistemologia Qualitativa proposta por González Rey. Para vários/as participantes da pesquisa, a sexualidade era sinônimo de órgãos genitais e/ou relação sexual. Com o trabalho pedagógico os/as participantes da pesquisa passaram a compreender a sexualidade como afeto, prazer e bem-estar de um abraço ou estar com os/as amigos/as, além de outros modos de expressão e vivência da sexualidade.
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