Educação física e educação infantil: o estado do conhecimento sobre a formação docente

Autores

  • RODRIGO LEMA DEL RIO MARTINS UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
  • RAQUEL FIRMINO MAGALHÃES BARBOSA, Doutora Colégio Pedro II - Rio de Janeiro/RJ
  • ANDRÉ DA SILVA MELLO, Doutor UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

DOI:

https://doi.org/10.20873/abef.v1i1.5671

Palavras-chave:

Formação docente; Educação Física; Educação Infantil; Bibliometria

Resumo

Analisa a produção científica no âmbito da formação de professores de Educação Física voltada para a primeira etapa da Educação Básica, objetivando, com isso, produzir um estado do conhecimento sobre essa temática no período de 1979 a 2015. Utiliza a pesquisa exploratória, realizada por meio de indicadores bibliométricos, para analisar o corpus documental das principais revistas científicas da área da Educação Física. As variáveis utilizadas como indicadores bibliométricos foram: autoria, distribuição temporal das publicações, temáticas abordadas, referencial teórico e metodologias utilizadas. Os principais resultados apontam para a tendência da autoria coletiva, da predominância das produções veiculadas como Artigo Original, ausência de linearidade no fluxo da produção, variedade de pressupostos teórico-metodológicos utilizados, ausência de um referencial teórico predominante.

Biografia do Autor

RAQUEL FIRMINO MAGALHÃES BARBOSA, Doutora, Colégio Pedro II - Rio de Janeiro/RJ

Doutora em Educação Física pela Universidade Federal do Esp´írito Santo, membro do Grupo de Pesquisa NAIF - Núcleo de Aprendizagens com as Infâncias e seus Fazeres. Professora de Educação Física do Colégio Federal Pedro II - Rio de Janeiro/RJ

ANDRÉ DA SILVA MELLO, Doutor, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo. Líder do Grupo de Pesquisa NAIF - Núcleo de Aprendizagens com as Infâncias e seus Fazeres.

Referências

ROMANOWSKI, J. P.; ENS, R. T. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em educação. Diálogo Educacional, Curitiba, v. 6, n.19, p. 37-50, set./dez. 2006.

ANDRÉ, M. Formação de professores: a constituição de um campo de estudos. Educação, Porto Alegre, v. 33, n. 3, p. 174-181, set./dez. 2010.

TRISTÃO, A. D.; VAZ, A. F. Sobre a formação de professores de educação física que atuam com crianças pequenas: relato de uma experiência. Políticas Educativas, Porto Alegre, v. 7, n. 2, p. 20-36, 2014.

MARTINS, R. L. R. O Pibid e a formação docente em Educação Física para a Educação Infantil. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Centro de Educação Física e Desportos, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória/ES, 2015.

COCO, V. Professores na educação infantil: inserção na carreira, espaço de atuação e formação. 32ª Reunião anual da Associação Nacional da Pós-graduação em Educação, Anais... Caxambu/MG, 04 a 07 de outubro de 2009. ANPED, 2009. Disponível em: <http://32reuniao.anped.org.br/arquivos/trabalhos/GT08-5363--Int.pdf>. Acesso em: 20 jun. 2018.

ASSIS, L. C de. Por uma perspectiva pedagógica para intervenção da educação física com a educação infantil. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Centro de Educação Física e Desportos, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória/ES, 2015.

MELLO, A. S.; SANTOS, W. Educação física na educação infantil: práticas pedagógicas no cotidiano escolar. Curitiba: Editora CRV, 2012.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 23 dez. 1996.

Conselho Nacional de Educação Conselho Pleno Resolução CNE/CP 2, de 19 de fevereiro De 2002. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CP022002.pdf>. Acesso em: 1 jun. 2018.

KLIPPEL, M. V. O jogo na educação física da educação infantil: usos e apropriações em um CMEI de Vitória/ES. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação Física) Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2013.

ANDRADE FILHO, N. F. Experiências de movimento corporal de crianças no cotidiano da educação infantil. 2011. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas/SP, 2011.

MARTINS, N. R.; SILVA, R. V. Pesquisas brasileiras em Educação Física e Esportes: tendências das teses e dissertações. Sistema de publicação eletrônico de teses e dissertações. Uberlândia: UFU/NUTESES, 2005.

VANTI, N. A. P. Da bibliometria à webometria: uma exploração conceitual dos mecanismos utilizados para medir o registro da informação e a difusão do conhecimento. Ciência da Informação, Brasília, v. 31, n. 2, p. 152-162, maio/ago. 2002.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2002.

MELLO, A. S. et al. Educação Física na Educação infantil: um estudo em periódicos da área. In: MELLO, A. S.; SANTOS, W. (Org.). Educação física na educação infantil: práticas pedagógicas no cotidiano escolar. Curitiba: Editora CRV, 2012. p. 41-56.

LAZZAROTI FILHO, A. et al. Modus operandi da produção científica da educação física: uma análise das revistas e suas veiculações. Revista de Educação Física da UEM, Maringá, v. 23, n. 1, p. 1-14, jan./mar. 2012.

MATOS, J. M. C. et al. A produção acadêmica sobre conteúdos de ensino na educação física escolar. Movimento, Porto Alegre, v. 19, n. 02, p. 123-148, abr./jun. 2013.

CARVALHO, J. M. Do projeto às estratégias/táticas dos professores como profissionais necessários aos espaços-tempos da escola pública brasileira. In: ______ (Org.). Diferentes perspectivas da profissão docente na atualidade. Vitória: Edufes, 2002. p. 9-45.

RAUSCH, R. B.; FRANTZ, M. J. Professor-pesquisador: concepções e práticas de mestres que atuam na educação básica. Diálogo Educacional, Curitiba, v. 12, n. 37, p. 701-717, set./dez. 2012.

NÓVOA, A. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, A. (Org.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.

NÓVOA, A. Novas disposições dos professores: A escola como lugar da formação. II Congresso de Educação do Marista de Salvador (Bahia, Brasil), jul. 2003. Disponível em: <http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/685/1/21205_ce.pdf>. Acesso em: 1 maio 2018.

NÓVOA, A. Profissão Professor. Textos de António Nóvoa criação de instituições específicas para a Formação de professores. Porto, Portugal: Porto Editora LTDA, 1995.

GARCIA, M. M. A.; HYPÓLITO, A. M.; VIEIRA, J. S. As identidades docentes como fabricação da docência. Educação e Pesquisa. São Paulo, v.31 n.1, p.45-56, jan./mar. 2005.

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Brasília: MEC, SEB, 2013.

TANI, G. Editoração de periódicos em Educação Física/Ciências do Esporte: dificuldades e desafios. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 36, n. 4, p. 715-722, out./dez. 2014.

JOB, I.; MATTOS, A. M. FERREIRA, A. G. C. Análise do acesso aos artigos de uma revista eletrônica através dos logs. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Florianópolis, v. 35, n. 2, p. 359-371, abr./jun. 2013.

GEMIGNANI E. Y. M. Y. Formação de Professores e Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem: Ensinar Para a Compreensão. Revista Fronteira das Educação, Recife, v. 1, n. 2, p. 1-27. 2012.

MINAYO, M. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Rio de Janeiro: Vozes, 2009.

SARMENTO, M. J. Culturas infantis e direitos das crianças. Revista Criança. Brasília, n. 45, p. 5-8, dez. 2007.

Downloads

Publicado

2018-11-26

Como Citar

MARTINS, R. L. D. R., BARBOSA, R. F. M., & MELLO, A. D. S. (2018). Educação física e educação infantil: o estado do conhecimento sobre a formação docente. Arquivos Brasileiros De Educação Física, 1(1), 136–156. https://doi.org/10.20873/abef.v1i1.5671

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.