DESENVOLVIMENTO MOTOR E COGNITIVO NOS ANOS INICIAIS: UM ESTUDO TRANSVERSAL

UM ESTUDO TRANSVERSAL

Autores/as

  • ÉVELIN ALBERT PUCRS e UNIVERSIDADE DE LISBOA

DOI:

https://doi.org/10.20873/abef.2595-0096v5n21226

Palabras clave:

Desempenho motor, desempenho escolar, crianças.

Resumen

Este artigo é fruto de uma pesquisa feita com crianças entre 9 e 11 anos de uma escola pública do município de Porto Alegre, Rio Grande do Sul,  e teve por objetivo  investigar o desenvolvimento motor e escolar delas. Sabendo-se que dos 9 aos 11 anos a criança já deveria ter atingido o estágio maduro e especializado  do movimento, os resultados desta pesquisa apresentaram que elas encontravam-se em estágios abaixo do esperado para a sua faixa etária. O mesmo ocorreu quando elas foram testadas quanto ao seu desempenho escolar.  Em crianças  que possuíam Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH​), os índices de desenvolvimento motor mostraram-se ainda menores. Desta forma, pode-se concluir que possivelmente pela falta de oportunidades para a prática, encorajamento e instrução em um ambiente que promova o aprendizado dos movimentos, as crianças pesquisadas encontram-se nos estágios motores e escolares apresentados.

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Publicado

2022-12-24

Cómo citar

ALBERT, ÉVELIN. (2022). DESENVOLVIMENTO MOTOR E COGNITIVO NOS ANOS INICIAIS: UM ESTUDO TRANSVERSAL: UM ESTUDO TRANSVERSAL. Arquivos Brasileiros De Educação Física, 5(2), 12–26. https://doi.org/10.20873/abef.2595-0096v5n21226

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