CARACTERÍSTICAS DE DIABÉTICOS TIPO 2 ATENDIDOS EN CENTRO DE REFERENCIA DE LA CIUDAD DE RECIFE / PE
DOI:
https://doi.org/10.20873/abef.v1i1.5041Palabras clave:
Diabetes, exercício fisico, epidemiologiaResumen
O objetivo deste estudo foi comparar as variáveis antropométricas e metabólicas de indivíduos com DM2 praticantes de um programa de exercício físico supervisionado e não praticantes. Este é um estudo descritivo, exploratório com delineamento transversal. A amostra foi composta por dois grupos de idosos: o grupo praticante de exercícios físicos (GPEF) formado 09 mulheres e um homem e um grupo de idosos não praticantes de exercícios físicos (GNPEF) formado por 06 mulheres e 03 homens escolhidos aleatoriamente entre os idosos com diabetes tipo 2 atendidos no Centro de Saúde Senador José Ermírio de Moraes. Foram coletadas informações sociodemográficas, variáveis metabólicas (HbA1c e glicemia de jejum), prática de exercícios físicos, medidas de estatura, massa corporal, RCQ (relação cintura/quadril), circunferência de cintura, sendo posteriormente calculado o IMC. Os dois grupos apresentaram valores elevados de CC (circunferência de cintura) e RCQ (relação cintura/quadril), sendo maior no GNPEF. A RCQ apresentou valores menores no GPEF quando comparada ao GNPEF. Quanto aos valores da HbA1c, o GNPEF apresentou níveis elevados, enquanto o GPEF encontrava-se dentro dos valores de referência. A prática de exercícios físicos aparentemente contribuiu para a diminuição da glicemia de jejum e manutenção dos parâmetros metabólicos dos diabéticos tipo 2 que praticavam exercícios físicos.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).