BRASIL E INGLATERRA

NOVOS REPERTÓRIOS LINGUÍSTICO-IDENTITÁRIO-CULTURAIS DE DOCENTES MATO-GROSSENSES DE LÍNGUA INGLESA

Autores

Palavras-chave:

intercâmbio internacional, professor de Língua Inglesa, língua inglesa, identidade cultural

Resumo

Este artigo compartilha reflexões sobre experiências identitário-culturais de três docentes de Língua Inglesa da Rede Estadual de Ensino Público de Mato Grosso, pertencentes à Diretoria Regional de Educação de Sinop, participantes do Programa de intercâmbio internacional na Inglaterra, em 2023. É um estudo qualitativo, de cunho etnográfico-interpretativista. O corpus analítico compõe-se de dados coletados via questionário, diário de bordo, registros fotográficos e entrevistas. A análise aponta que o intercâmbio proveu ricas experiências, a partir da percepção de distintas realidades, o que favoreceu a constituição identitário-cultural de como os intercambistas percebem a si mesmos e significam distintos usos de língua.

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Biografia do Autor

Leandra Ines Seganfredo Santos, Universidade do Estado de Mato Grosso

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (1994), mestrado em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal de Mato Grosso (2005), doutorado em Estudos Linguísticos (Linguística Aplicada) pela UNESP (Rio Preto) e Pós doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (PUCSP). É professora concursada na Universidade do Estado de Mato Grosso (Professor Adjunto nível 6); Possui experiência nas áreas de metodologias de ensino de Pedagogia e Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores de línguas, interdisciplinaridade, ensino-aprendizagem de línguas em diferentes idades e multiletramentos. É líder do GEPLIAS (Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguística Aplicada e Sociolinguística), cadastrado no CNPQ. É membro do CEPEL (Centro de Estudos e Pesquisas em Linguagem). Professora permanente dos Programas de pós-graduação stricto sensu, Mestrado Acadêmico em Letras e Mestrado Profissional em Rede (PROFLETRAS), na UNEMAT; Coordena o Programa de Metrado Acadêmico em Letras. É editora da Revista Educação, Cultura e Sociedade, periódico do Curso de Pedagogia da UNEMAT/Sinop e membro do Conselho Editorial da Revista Brasileira de Linguística Aplicada, da Contexturas, da Eventos Pedagógicos, da Norte@mentos e da Acta Semiótica.

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Publicado

2024-06-27

Como Citar

Santos, L. I. S., & Donatti, R. (2024). BRASIL E INGLATERRA: NOVOS REPERTÓRIOS LINGUÍSTICO-IDENTITÁRIO-CULTURAIS DE DOCENTES MATO-GROSSENSES DE LÍNGUA INGLESA. EntreLetras, 15(1), 53–79. Recuperado de https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/entreletras/article/view/17906

Edição

Seção

DOSSIÊ: DIVERSIDADE LINGUÍSTICA NA AMAZÔNIA: DESAFIOS E CONEXÕES, LINGUAGEM, DISCURSO E ENSINO/FORMAÇÃO DE PROFESSORES NAS AMAZÔNIAS - v. 15, n. 1, 2024