A LEITURA LITERÁRIA NO CONTEXTO ESCOLAR
CAMINHOS DA SEMIÓTICA DISCURSIVA PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES
DOI:
https://doi.org/10.70860/ufnt.entreletras.e19276Palavras-chave:
Leitura Literária, Formação de Leitor, Semiótica DiscursivaResumo
Neste trabalho, propomos uma didática de leitura literária, pelo viés da abordagem da Semiótica Discursiva (Greimas, 1981) para a formação de leitores. Pela constituição do sujeito-leitor, em constante devir, sugerimos um modelo de organização da aula de leitura que o estudante assuma o papel de construtor de sentidos. Para tanto, recorremos aos pressupostos teóricos-metodológicos de Cosson (2018), Barros (2005) e Silva (2017) por considerarmos relevante sua atuação nos processos para a Formação de Leitores. Assim, apresentamos uma sugestão de trabalho com a leitura de poemas que prioriza procedimentos da tematização e da figurativização esperando contribuir para a discussão da temática.
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