A LEITURA LITERÁRIA NO CONTEXTO ESCOLAR

CAMINHOS DA SEMIÓTICA DISCURSIVA PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES

Autores

  • Rejane Torres Santos Universidade Federal do Norte do Tocantins image/svg+xml
  • Ellyzandreia Alves de Sousa Universidade Federal do Norte do Tocantins image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.70860/ufnt.entreletras.e19276

Palavras-chave:

Leitura Literária, Formação de Leitor, Semiótica Discursiva

Resumo

Neste trabalho, propomos uma didática de leitura literária, pelo viés da abordagem da Semiótica Discursiva (Greimas, 1981) para a formação de leitores. Pela constituição do sujeito-leitor, em constante devir, sugerimos um modelo de organização da aula de leitura que o estudante assuma o papel de construtor de sentidos. Para tanto, recorremos aos pressupostos teóricos-metodológicos de Cosson (2018), Barros (2005) e Silva (2017) por considerarmos relevante sua atuação nos processos para a Formação de Leitores. Assim, apresentamos uma sugestão de trabalho com a leitura de poemas que prioriza procedimentos da tematização e da figurativização esperando contribuir para a discussão da temática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rejane Torres Santos, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Graduada em Letras Português  pela Universidade Federal do Maranhão, tendo Especialização em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Inglesa pelo Instituto de Ensino Superior Franciscano - IESF. É mestre em Gestão pela Universidade Atlântica - UIA - Barcarena/PT, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura (PPGLLIT), da UFNT. Professora da Rede Publica de Ensino Federal do Maranhão (IFMA). Desenvolve pesquisa com análise de discurso e semiótica discursiva.

Ellyzandreia Alves de Sousa, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Graduada em Letras Português /Literatura pela Universidade Estadual do Maranhão (2003), tendo Especialização em Linguística e Ensino (UEMA - 2006), Mestra pelo Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Tocantins - Campus de Araguaína (PROFLETRAS) , Professora da Rede Publica de Ensino no Estado do Tocantins e Maranhão. Desenvolve pesquisa com gênero midiático e multimodalidade, voltada para o ensino da leitura no Ensino Fundamental, a partir dos fundamentos teóricos da semiótica discursiva.

Referências

COSSON, Rildo Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2018.

BARTHES, Roland. O prazer do texto. São Paulo: Perspectiva, 2008.

BATISTA, Silvana da Silva. Diálogos entre literatura africana e brasileira: proposta de leituras na educação básica. 203 f. Dissertação (Mestrado Profissional) - Universidade Federal do Tocantins - Campus Universitário de Araguaína - Curso de Pós-Graduação (Mestrado) Profissional em Letras em Rede Nacional, 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: ensino médio. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018.

BERTRAND, Denis. Caminhos da semiótica literária. Bauru, SP: EDUSC, 2003.

GREIMAS, Algirdas Julien. Semiótica e ciências sociais. Trad. A. Lorencini e S. Nitrini. São Paulo: Cultrix, [1976] 1981.

BARROS, Diana Luz Pessoa de. Teoria Semiótica do Texto. 4. ed. 6. reimp. São Paulo: Editora Ática, 2005.

BARROS, Diana Luz Pessoa de. Teoria do discurso: Fundamentos semióticos. 3. ed. São Paulo: Humanitas/PLLCH/USP, 2001.

MELO NETO, João Cabral de. Obra completa: volume único. Org. Marly de Oliveira. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, (1966) 1994.

LANDOWSKI, Eric. Para uma abordagem sociossemiótica da literatura. Significação, n. 11-12, p. 22-43, 1991.

LANDOWSKI, Eric. Para uma semiótica sensível. Educação e Realidade. n.30, v. 2, p. 93 – 106, 2005.

LANDOWSKI, Eric. O olhar comprometido. Galáxia, n. 2, p. 18 – 56, 2002.

ROUXEL, Annie. A tensão entre utilizar e interpretar na recepção de obras literárias em sala de aula: reflexão sobre uma inversão de valores ao longo da escolaridade. In: ROUXEL, Annie; LANGLADE, Gerard.; REZENDE, Neide Luzia (Orgs.). Leitura subjetiva e ensino de literatura. São Paulo: Alameda, 2013.

SILVA, Luiza Helena Oliveira da; MELO, Márcio Araújo. O que pode o leitor? Revista EntreLetras (Araguaína), v. 6, n. 2, p. 120 – 132, 2016.

SILVA, Luiza Helena Oliveira da. Não vejo o mundo com seus olhos: inquietações sobre a leitura e literatura na perspectiva da semiótica didática. In: BRITO, Áustria R.; SILVA, Luiza Helena Oliveira da.; SOARES, Eliane P. Divulgando conhecimento de linguagem: pesquisas em línguas e literaturas no Ensino Fundamental: Rio Branco: Nepan, 2017.

SOUSA, Ellyzandreia Alves de. Desafios para a formação de leitores na educação básica: leitura de gêneros sincréticos da imprensa. 2020.138 f. Dissertação (Mestrado Profissional) - Universidade Federal do Tocantins- Câmpus Universitário de Araguaína - Curso de Pós-Graduação (Mestrado) Profissional em Letras em Rede Nacional, 2020.

VIEIRA JUNIOR, Itamar. Torto arado. São Paulo: Todavia, 2019.

Downloads

Publicado

2024-12-10

Como Citar

Santos, R. T., & Sousa, E. A. de. (2024). A LEITURA LITERÁRIA NO CONTEXTO ESCOLAR: CAMINHOS DA SEMIÓTICA DISCURSIVA PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES. EntreLetras, 15(Especial), 199–215. https://doi.org/10.70860/ufnt.entreletras.e19276

Edição

Seção

DOSSIÊ: SEMIÓTICA DISCURSIVA: UNIDADE E DIVERSIDADE - Número Especial, 2024