A LEITURA LITERÁRIA NO CONTEXTO ESCOLAR

CAMINHOS DA SEMIÓTICA DISCURSIVA PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES

Auteurs-es

  • Rejane Torres Santos Universidade Federal do Norte do Tocantins image/svg+xml
  • Ellyzandreia Alves de Sousa Universidade Federal do Norte do Tocantins image/svg+xml

DOI :

https://doi.org/10.70860/ufnt.entreletras.e19276

Mots-clés :

Leitura Literária, Formação de Leitor, Semiótica Discursiva

Résumé

Neste trabalho, propomos uma didática de leitura literária, pelo viés da abordagem da Semiótica Discursiva (Greimas, 1981) para a formação de leitores. Pela constituição do sujeito-leitor, em constante devir, sugerimos um modelo de organização da aula de leitura que o estudante assuma o papel de construtor de sentidos. Para tanto, recorremos aos pressupostos teóricos-metodológicos de Cosson (2018), Barros (2005) e Silva (2017) por considerarmos relevante sua atuação nos processos para a Formação de Leitores. Assim, apresentamos uma sugestão de trabalho com a leitura de poemas que prioriza procedimentos da tematização e da figurativização esperando contribuir para a discussão da temática.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Rejane Torres Santos, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Graduada em Letras Português  pela Universidade Federal do Maranhão, tendo Especialização em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Inglesa pelo Instituto de Ensino Superior Franciscano - IESF. É mestre em Gestão pela Universidade Atlântica - UIA - Barcarena/PT, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura (PPGLLIT), da UFNT. Professora da Rede Publica de Ensino Federal do Maranhão (IFMA). Desenvolve pesquisa com análise de discurso e semiótica discursiva.

Ellyzandreia Alves de Sousa, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Graduada em Letras Português /Literatura pela Universidade Estadual do Maranhão (2003), tendo Especialização em Linguística e Ensino (UEMA - 2006), Mestra pelo Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Tocantins - Campus de Araguaína (PROFLETRAS) , Professora da Rede Publica de Ensino no Estado do Tocantins e Maranhão. Desenvolve pesquisa com gênero midiático e multimodalidade, voltada para o ensino da leitura no Ensino Fundamental, a partir dos fundamentos teóricos da semiótica discursiva.

Références

COSSON, Rildo Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2018.

BARTHES, Roland. O prazer do texto. São Paulo: Perspectiva, 2008.

BATISTA, Silvana da Silva. Diálogos entre literatura africana e brasileira: proposta de leituras na educação básica. 203 f. Dissertação (Mestrado Profissional) - Universidade Federal do Tocantins - Campus Universitário de Araguaína - Curso de Pós-Graduação (Mestrado) Profissional em Letras em Rede Nacional, 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: ensino médio. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018.

BERTRAND, Denis. Caminhos da semiótica literária. Bauru, SP: EDUSC, 2003.

GREIMAS, Algirdas Julien. Semiótica e ciências sociais. Trad. A. Lorencini e S. Nitrini. São Paulo: Cultrix, [1976] 1981.

BARROS, Diana Luz Pessoa de. Teoria Semiótica do Texto. 4. ed. 6. reimp. São Paulo: Editora Ática, 2005.

BARROS, Diana Luz Pessoa de. Teoria do discurso: Fundamentos semióticos. 3. ed. São Paulo: Humanitas/PLLCH/USP, 2001.

MELO NETO, João Cabral de. Obra completa: volume único. Org. Marly de Oliveira. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, (1966) 1994.

LANDOWSKI, Eric. Para uma abordagem sociossemiótica da literatura. Significação, n. 11-12, p. 22-43, 1991.

LANDOWSKI, Eric. Para uma semiótica sensível. Educação e Realidade. n.30, v. 2, p. 93 – 106, 2005.

LANDOWSKI, Eric. O olhar comprometido. Galáxia, n. 2, p. 18 – 56, 2002.

ROUXEL, Annie. A tensão entre utilizar e interpretar na recepção de obras literárias em sala de aula: reflexão sobre uma inversão de valores ao longo da escolaridade. In: ROUXEL, Annie; LANGLADE, Gerard.; REZENDE, Neide Luzia (Orgs.). Leitura subjetiva e ensino de literatura. São Paulo: Alameda, 2013.

SILVA, Luiza Helena Oliveira da; MELO, Márcio Araújo. O que pode o leitor? Revista EntreLetras (Araguaína), v. 6, n. 2, p. 120 – 132, 2016.

SILVA, Luiza Helena Oliveira da. Não vejo o mundo com seus olhos: inquietações sobre a leitura e literatura na perspectiva da semiótica didática. In: BRITO, Áustria R.; SILVA, Luiza Helena Oliveira da.; SOARES, Eliane P. Divulgando conhecimento de linguagem: pesquisas em línguas e literaturas no Ensino Fundamental: Rio Branco: Nepan, 2017.

SOUSA, Ellyzandreia Alves de. Desafios para a formação de leitores na educação básica: leitura de gêneros sincréticos da imprensa. 2020.138 f. Dissertação (Mestrado Profissional) - Universidade Federal do Tocantins- Câmpus Universitário de Araguaína - Curso de Pós-Graduação (Mestrado) Profissional em Letras em Rede Nacional, 2020.

VIEIRA JUNIOR, Itamar. Torto arado. São Paulo: Todavia, 2019.

Téléchargements

Publié-e

2024-12-10

Comment citer

Santos, R. T., & Sousa, E. A. de. (2024). A LEITURA LITERÁRIA NO CONTEXTO ESCOLAR: CAMINHOS DA SEMIÓTICA DISCURSIVA PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES. EntreLetras, 15(Especial), 199–215. https://doi.org/10.70860/ufnt.entreletras.e19276

Numéro

Rubrique

DOSSIÊ: SEMIÓTICA DISCURSIVA: UNIDADE E DIVERSIDADE - Número Especial, 2024