PRODUÇÃO DA MEMÓRIA SOBRE A GUERRILHA DO ARAGUAIA NO DOCUMENTÁRIO “ARAGUAIA: CAMPO SAGRADO”

Autores

  • Marcondes da Silveira Figueiredo Júnior Faculdade Católica Dom Orione
  • Plábio Marcos Martins Desidério Universidade Federal do Tocantins - Colegiado de História e PPGCULT

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2020v11n1p636

Palavras-chave:

Filme Araguaia Campo Sagrado, Guerrilha do Araguaia, narrativas

Resumo

Este artigo procurou, a partir do filme “Araguaia: Campo Sagrado” (2011) realizar uma hermenêutica das narrativas dos atores sociais – camponeses – com o enfoque da produção da memória sobre a Guerrilha do Araguaia. Para elaboração da pesquisa, foi necessária a abordagem sobre a memória trabalhada por Le Goff (2011) e Pollak (1989) para que se tenha uma perspectiva sobre a memória coletiva produzida. Utilizando-se da hermenêutica proposta por Gadamer (1999) buscou compreender essas narrativas falas dos sujeitos presentes no filme, tentando entende-las inclusive na perspectiva contemporânea. Problematizou a opressão aos camponeses e guerrilheiros na região de Xambioá e povoados às margens do Rio Araguaia no Tocantins e no Pará, durante o confronto da Guerrilha do Araguaia. As memórias então produzidas são de medo, sofrimento e aversão ao regime instalado na época, bem como se depreende das falas dos sujeitos sociais entrevistados, que ainda traumas que foram vivenciados.

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Biografia do Autor

Marcondes da Silveira Figueiredo Júnior, Faculdade Católica Dom Orione

Mestre em Estudos de Cultura e Território pela Universidade Federal do Tocantins e Professor da Faculdade Católica D. Orione – Araguaína (TO).

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Publicado

2020-05-07

Como Citar

Figueiredo Júnior, M. da S. ., & Desidério, P. M. M. (2020). PRODUÇÃO DA MEMÓRIA SOBRE A GUERRILHA DO ARAGUAIA NO DOCUMENTÁRIO “ARAGUAIA: CAMPO SAGRADO”. EntreLetras, 11(1), 636–658. https://doi.org/10.20873/uft.2179-3948.2020v11n1p636