CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES E DE EMOÇÕES EM NARRATIVAS DE UMA PROFESSORA-MEDIADORA
DOI :
https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2022v13n1p251-274Mots-clés :
inclusão escolar; narrativas orais; avaliação; identidades. emoçõesRésumé
O objetivo deste artigo é investigar a construção das identidades e das emoções de uma professora-mediadora, a partir da análise de narrativas de vivências de inclusão no contexto escolar. A arquitetura teórica é fundamentada na Linguística Sistêmico-Funcional, em interface com os estudos da narrativa, das emoções e das identidades, e recorre ao Sistema de Avaliatividade para a análise das instâncias léxico-gramaticais avaliativas. Resultados sugerem que a professora-mediadora constrói suas identidades como uma profissional dedicada, responsável e de grande relevância. Além disso, emoções positivas fazem-se predominantes em seus relatos, especialmente às ligadas aos domínios avalaitivos do Julgamento e do Afeto.
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