CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES E DE EMOÇÕES EM NARRATIVAS DE UMA PROFESSORA-MEDIADORA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2022v13n1p251-274

Palabras clave:

inclusão escolar; narrativas orais; avaliação; identidades. emoções

Resumen

O objetivo deste artigo é investigar a construção das identidades e das emoções de uma professora-mediadora, a partir da análise de narrativas de vivências de inclusão no contexto escolar. A arquitetura teórica é fundamentada na Linguística Sistêmico-Funcional, em interface com os estudos da narrativa, das emoções e das identidades, e recorre ao Sistema de Avaliatividade para a análise das instâncias léxico-gramaticais avaliativas. Resultados sugerem que a professora-mediadora constrói suas identidades como uma profissional dedicada, responsável e de grande relevância. Além disso, emoções positivas fazem-se predominantes em seus relatos, especialmente às ligadas aos domínios avalaitivos do Julgamento e do Afeto.

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Biografía del autor/a

Adriana Nogueira Accioly Nóbrega, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Doutora em Letras/Estudos da Linguagem. Professora Associada do Programa de Pós-Graduação Estudos da Linguagem (PPGEL/PUC-Rio), atua nos cursos de licenciatura em Letras - Português/Inglês.

Mara Regina de Almeida Griffo, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio

Doutoranda no Programa de Pós Graduação Estudos da Linguagem da PUC-Rio. Possui Mestrado pelo Programa de Pós Graduação Estudos da Linguagem da PUC-Rio. Graduada em Pedagogia pela Fundação Técnico-Educacional Souza Marques, com Especialização em Língua Inglesa também pela PUC-Rio. Tem experiência na área de Educação e no ensino de Língua Inglesa em diferentes níveis e idades. Seus interesses de pesquisa alinham-se à Linguística Aplicada Contemporânea e à perspectiva crítico-reflexiva da Prática Exploratória, com especial interesse pela investigação das práticas discursivas na construção das emoções, crenças e identidades de docentes e discentes. É professora da Associação Educacional Miraflores desde 2002.

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Publicado

2022-10-26

Cómo citar

Nóbrega, A. N. A., & de Almeida Griffo, M. R. (2022). CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES E DE EMOÇÕES EM NARRATIVAS DE UMA PROFESSORA-MEDIADORA. EntreLetras, 13(1), 251–274. https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2022v13n1p251-274