CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES E DE EMOÇÕES EM NARRATIVAS DE UMA PROFESSORA-MEDIADORA
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft2179-3948.2022v13n1p251-274Palavras-chave:
inclusão escolar; narrativas orais; avaliação; identidades. emoçõesResumo
O objetivo deste artigo é investigar a construção das identidades e das emoções de uma professora-mediadora, a partir da análise de narrativas de vivências de inclusão no contexto escolar. A arquitetura teórica é fundamentada na Linguística Sistêmico-Funcional, em interface com os estudos da narrativa, das emoções e das identidades, e recorre ao Sistema de Avaliatividade para a análise das instâncias léxico-gramaticais avaliativas. Resultados sugerem que a professora-mediadora constrói suas identidades como uma profissional dedicada, responsável e de grande relevância. Além disso, emoções positivas fazem-se predominantes em seus relatos, especialmente às ligadas aos domínios avalaitivos do Julgamento e do Afeto.
Downloads
Referências
ALBA-JUEZ, L.; THOMPSON, G. Introduction. In: THOMPSON, G.; ALBA-JUEZ, L. (Eds.) Evaluation in context. Amsterdam/Philadelphia: John Benjamins, 2014. p. 3-26.
BASTOS, L. C. Contando estórias em contextos espontâneos e institucionais – uma introdução ao estudo da narrativa. Calidoscópio v. 3, n. 2, p. 74-87, maio/ago. 2005.
BASTOS, L. C.; BIAR, L. A. Análise de narrativa e práticas de entendimento da vida social. D.E.L.T.A., São Paulo, v. 31, n. spe, p. 97-126, Aug. 2015.
BOFF, L. Saber cuidar: ética do humano – compaixão pela terra. Rio de Janeiro: Vozes, 1999.
BRUNER, J. Atos de significação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
CARVALHO, G. A prosódia atitudinal: Apreciação e Julgamento em críticas de cinema. In: VIAN Jr., O.; SOUZA, A. A.; ALMEIDA, F. A. S. D. P. (orgs) A linguagem da avaliação em língua portuguesa. Estudos sistêmico funcionais com base no sistema da avaliatividade. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010. 230p.
CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE. Resolução nº 510. 2016. Disponível em: http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf. Acesso em: 03/04/2021.
DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. O Planejamento da Pesquisa Qualitativa: teorias e abordagens. Tradução Sandra Regina Netz. Porto Alegre: Artmet, 2006.
FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 22º ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2015.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 57º ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2018.
FREIRE, P. Professora, sim; tia, não: cartas a quem ousa ensinar. 29º ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2019.
FRANCO, V. A inclusão começa em casa... In: RODRIGUES, David. (Org.) Educação Inclusiva: dos conceitos às práticas de formação. 2a ed. Lisboa: Instituto Piaget, 2011.
GOFFMAN, E. A representação do eu na vida cotidiana. 20° ed., Petrópolis, Rio de Janeiro, Vozes, 2014.
HALLIDAY, M. A. K.; MATTHIESSEN, C. M. I. M. An Introduction to Functional Grammar. 4th ed. London/New York: Arnold, 2014.
IKEDA, S. N. O julgamento na argumentação de um editorial. In: VIAN Jr., O.; SOUZA, A. A.; ALMEIDA, F. A. S. D. P. (orgs) A linguagem da avaliação em língua portuguesa. Estudos sistêmico funcionais com base no sistema da avaliatividade. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010. 230p.
KRENAK, A. A vida não é útil. São Paulo: Companhia da Letras, 2020.
LABOV, W. The transformation of experience in narrative syntax. In: Language in the inner city. Philadelphia: University of Pennsylvania Press, 1972.
LE BRETON, D. Antropologia das emoções. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2019.
LINDE, C. Life stories. The creation of coherence. New York: Oxford University Press, 1993.
MANTOAN, M. T. E. Inclusão escolar: O que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Summus, 2015.
MARTIN, J. R. Analysing genre: functional parameters. In: CHRISTIE, F.; MARTIN, J. R. (Eds.) Genre and institutions: Social Processes in the Workplace and School. London/New York: Continuum Wellington House, 1997. 270p.
MARTIN, J. R. Beyond Exchange: appraisal systems in English. In: HUSTON, S.; THOMPSON, G. (Eds.). Evaluation in text: Authorial Stance and the Construction od Discourse. Oxford: Oxford University Press, 2000.
MARTIN, J. R.; ROSE, D. Working with discourse: Meaning beyond the clause. p. 16-71. London: Continuum, 2007.
MARTIN, J. R.; WHITE, P. R. R. The language of evaluation: appraisal in English. New York: Palgrave Macmillan, 2005.
MILLER, I. K.; BARRETO, B. C.; KUSCHNIR, A. N. A.; SETTE, M. L.; BEZERRA, I. C.; CUNHA, M. I. A.; BRAGA, W. G. Prática Exploratória: questões e desafios. In: GIL, G.; ABRAHÃO, M. H. (Org.). Educação de professores de línguas: os desafios do formador, p. 145-165. Campinas, SP: Editora Pontes, 2008.
MILLER, I. K. Formação Inicial e Continuada de Professores de Línguas: da Eficiencia à Reflexão Crítica e Ética. In: MOITA LOPES, L. P. Linguística Aplicada na Modernidade Recente: festschrift para Antonieta Celani, p. 99-121. São Paulo: Parábola Editorial, 2013.
MOITA LOPES, L. P. (org.) Discursos de identidades: discurso como espaço de construção de gênero, sexualidade, raça, idade e profissão na escola e na família. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2003.
MOITA LOPES, L. P. (Org.) Por uma Linguística Aplicada Indisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.
MOITA LOPES, L. P. (Org.) Linguística Aplicada na Modernidade Recente: festschrift para Antonieta Celani. São Paulo: Parábola Editoria, 2013.
MOITA LOPES, L. P.; FABRÍCIO, B. F. (2019). Por uma ‘proximidade crítica’ nos estudos em Linguística Aplicada. Calidoscópio, v. 14, n. 4. p. 711-423. 2019.
REZENDE, C. B.; COELHO, M. C. Antropologia das Emoções. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2010. 136p.
SANTOS, B. S. Pela mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. São Paulo, Cortez. p. 348. 2001.
VIAN JR., O. Linguística Sistêmico-Funcional, Linguística Aplicada e Linguística Educacional. In: MOITA LOPES, L. P. Linguística Aplicada na Modernidade Recente: festschrift para Antonieta Celani, p. 99-121. São Paulo: Parábola Editorial, 2013.
VIAN JR., O. A construção do conhecimento na linguística aplicada em seu início no Brasil. In JORDÃO, Clarissa. M. (Org.) A linguística aplicada no Brasil: rumos e passagens. Campinas: Pontes Editores. p. 85-120. 2016.
VIAN Jr., O.; SOUZA, A. A.; ALMEIDA, F. A. S. D. P. (orgs) A linguagem da avaliação em língua portuguesa. Estudos sistêmico funcionais com base no sistema da avaliatividade. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010. 230p.
WHITE, P. The Appraisal Website. Disponível em: <http://www.grammatics.com/appraisal> Acesso em 15 jan. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 EntreLetras
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.