O IMAGINÁRIO E A DANÇA COMO ESTRATÉGIAS DE RESISTÊNCIA DO CORPO EXILADO EM A ILHA SOB O MAR, DE ISABEL ALLENDE

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DOI :

https://doi.org/10.70860/ufnt.entreletras.e19369

Mots-clés :

colonização, A ilha sob o mar, literatura caribenha

Résumé

O presente artigo tem como intuito discutir a relação dos negros exilados/diaspóricos com a cultura africana, norteado pelo romance histórico A ilha sob o mar, de Isabel Allende (2009). Para tanto, buscou-se abordar o lugar do movimento diaspórico e os laços afetivos que vão se construindo por meio dos rituais religiosos e da dança. A leitura analítica sinaliza que: a religião é pensada como espaço de encenação cultural; a dança é articulada como meio de manter viva as tradições ancestrais; e a diversidade étnica e cultural dos negros atua como ponto de fortalecimento que sustentam suas memórias e lutas coletivas.

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Bibliographies de l'auteur-e

Laissy Taynã da Silva Barbosa, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura (PPGLLIT) da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Professora de Língua Inglesa da educação básica em Parauapebas - PA.

Edna Sousa Cruz, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão

Doutora em Letras pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Professora da Graduação em Letras Inglês e do Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLe) da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL).

Raffaella Andréa Fernandez, Instituo de Estudos Brasileiros (IEB)

Doutora em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). 

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Publié-e

2024-12-30

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Barbosa, L. T. da S., Cruz, E. S., & Fernandez, R. A. (2024). O IMAGINÁRIO E A DANÇA COMO ESTRATÉGIAS DE RESISTÊNCIA DO CORPO EXILADO EM A ILHA SOB O MAR, DE ISABEL ALLENDE. EntreLetras, 15(3), 146–163. https://doi.org/10.70860/ufnt.entreletras.e19369

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DOSSIÊ: NUANCES DO PROTAGONISMO FEMININO AFRO-BRASILEIRO E AFRO-CARIBENHO NA LITERATURA CONTEMPORÂNEA - v. 15, n. 3, 2024