FRAMES EMULADOS SOBRE ENTRAR_EM/PARA

EXEMPLOS NO AMBIENTE DO TWITTER

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.70860/ufnt.entreletras.e19548

Palabras clave:

emulação conceptual, frames, esquemas, semântica cognitiva, Twitter/X

Resumen

Neste trabalho, objetivamos apurar exemplos de frames emulados sobre a estrutura ENTRAR_EM/PARA. Para tanto, coletamos, na plataforma Twitter/X, vinte publicações contendo as pistas linguísticas ‘entrar em’ e ‘entrar para’, em que o deslocamento físico parece fundamentar o entendimento de domínios mais abstratos. Com uma abordagem ecocognitiva, adotamos as noções teóricas de enquadramento (framing) e de emulação conceptual. Nossos resultados apontam frames emulados sobre uma mesma estrutura esquemática, tais como entrar_para_a_história, ENTRAR_EM_COLAPSO e ENTRAR_NA/PARA_POLÍTICA, e fornecem interessantes insights sobre como elementos contextuais são enquadrados por essa estrutura.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marcos Victor Pires Rodrigues, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutorando e mestre na área de Linguística Teórica e Descritiva pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PpgEL) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor Substituto da Escola de Ciências e Tecnologia (ECT) da UFRN.

Paulo Henrique Duque, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte  e atua  no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem da UFRN, ministrando cursos e orientando dissertações de mestrado e teses de doutorado. Realiza pesquisas e publicações em semântica de frames e discurso. É membro da Comissão de Linguística Cognitiva da ABRALIN, e líder do Grupo de Pesquisa ECOCOGNIÇÃO E LINGUAGEM , cadastrado no CNPq. 

Citas

BATISTA, Túlio de S. O desenvolvimento de jogos de linguagem em crianças pequenas: uma análise dos vlogs do canal Gêmeos Ale Nanda, no Youtube. 2023. 114f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) – Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem/Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53018. Acesso em: 1 jan. 2025.

BERGEN, Benjamin K.; CHANG, Nancy. Embodied Construction Grammar. In: HOFFMANN, Thomas; TROUSDALE, Graeme. (ed.). The Oxford Handbook of Construction Grammar. Oxford University Press, 2013. p. 168-190.

BINGHAM, Geoffrey P. Task-specific devices and the perceptual bottleneck. Human Movement Science, v. 7, n. 2-4, p. 225-264, out. 1988. DOI: https://doi.org/10.1016/0167-9457(88)90013-9. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/0167945788900139. Acesso em: 3 jan. 2025.

CHANG, Nancy. Constructing grammar: A computational model of the emergence of early constructions. 2009. 243f. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) – University of California, Berkeley, 2009.

DUQUE, Paulo Henrique. Narratologia: uma abordagem baseada em frames. Eutomia, Recife, v.1, n.32. p.1-18, dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.51359/1982-6850.2022.256706. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/EUTOMIA/article/view/256706/43414. Acesso em: 4 dez. 2024.

DUQUE, Paulo Henrique. A sociedade como um ecocossistema cognitivo: jogos de linguagem e construção de sentidos. In: VELOZO, Naira de Almeida; BERNARDO, Sandra; NUNES, Valéria Fernandes. (Org.). Linguagem, Cognição e Sociedade: interlocuções em linguística cognitiva. Campinas: Pontes Editores, 2023.

DUQUE, Paulo Henrique. Língua e sentido: uma perspectiva ecocognitiva. Palimpsesto, Rio de Janeiro, v. 23, n. 46, p. 294-320, set./dez. 2024a. DOI: https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2024.84053. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/palimpsesto/article/view/84053. Acesso em: 4 dez. 2024.

DUQUE, Paulo Henrique. Um panorama da abordagem ecocognitiva da linguagem. In: ROSÁRIO, Ivo da Costa do; ESTEVES, Phellipe Marcel da Silva. (Org.). Estudos de linguagem: (re)construindo políticas de pesquisa. Campinas: Pontes Editores, 2024b.

FAUCONNIER, Gilles. Mental spaces. Cambridge: Cambridge University Press, 1994.

FAUCONNIER, Gilles. Mappings in thought and language. Cambridge: Cambridge University Press, 1997.

FERRARI, Lilian. Construções gramaticais e laços de polissemia: as extensões metafóricas de comunicação verbal. Revista LinguíStica. Rio de Janeiro, v. 12, p. 102-113, dez. 2016. DOI: https://doi.org/10.31513/linguistica.2016.v1n1a5441. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rl/article/view/5441/4033. Acesso em: 1 jan. 2025.

FERRARI, Lilian. Introdução à linguística cognitiva. São Paulo: Contexto, 2020.

FERRARI, Lilian; SOARES, Caroline. Entre agulhas e linhas: a metáfora de corte e costura em construções transitivas. SOLETRAS, São Gonçalo, n. 41, p. 67-88, jan.-jun. 2021. DOI: https://doi.org/10.12957/soletras.2021.55475. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/55475/36688. Acesso em: 1 jan. 2025.

FILLMORE, Charles J. Frame semantics and the nature of language. Annals of the New York Academy of Sciences, [S. l.], v. 280, n. 1, p. 20-32, out. 1976. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1749-6632.1976.tb25467.x. Disponível em: http://www.icsi.berkeley.edu/pubs/ai/framesemantics76.pdf. Acesso em: 4 dez. 2024.

FILLMORE, Charles J. Scenes-and-frames semantics. In: ZAMPOLLI, Antonio. (Ed.) Linguistic structure processing. Série Fundamental Studies in Computer Science. V. 59. Amsterdam: North Holland Publishing Company, 1977. p. 55-82.

FILLMORE, Charles J. Frame semantics. In: LINGUISTIC SOCIETY OF KOREA. (Ed.). Linguistics in the morning calm. Seoul: Hanshin, 1982. p.111-137. Disponível em: https://brenocon.com/Fillmore%201982_2up.pdf. Acesso em: 4 dez. 2024.

GADELHA, Ana Paula da Motta Botelho. Porta dos Fundos: um estudo ecológico-cognitivo do humor à beira do caos. 2020. 142f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) – Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem/Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/29418. Acesso em: 1 jan. 2025.

GOLONKA, Sabrina; WILSON, Andrew. Embodied cognition is not what you think it is. Frontiers in Psychology, [S.l.], v. 4, n. 58, p. 1-13, fev. 2013. DOI: https://doi.org/10.3389/fpsyg.2013.00058. Disponível em: https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fpsyg.2013.00058/full. Acesso em: 3 jan. 2024.

HEDBLOM, Maria; KURZ, Oliver; NEUHAUS, Fabin. Image schemas in computational conceptual blending. Cognitive Systems Research, [S.l.], v. 39, p. 42-57, set. 2016. DOI: https://doi.org/10.1016/j.cogsys.2015.12.010. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1389041716000061?via%3Dihub. Acesso em: 7 jun. 2025.

HEDBLOM, Maria M.; KUTZ, Oliver; PEÑALOZA, Rafael. What’s Cracking? How Image Schema Combinations Can Model Conceptualizations of Events. TriCoLore 2018. Bolzano, 2018. Disponível em: https://ceur-ws.org/Vol-2347/paper7.pdf. Acesso em: 1 jan 2025.

JOHNSON, Mark. The body in the mind: the bodily basis of meaning, imagination, and reason. Chicago: The University of Chicago Press, 1987.

LAKOFF, George. Women fire and dangerous things: what categories reveal about the mind. Chicago: The University of Chicago Press, 1987.

LAKOFF, George. Explaining Embodied Cognition Results. Topics in Cognitive Science, [S. l.], v. 4, n. 4, p. 467-794, out. 2012. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1756-8765.2012.01222.x. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/j.1756-8765.2012.01222.x. Acesso em: 4 dez. 2024.

LAKOFF, George; DODGE, Ellen. Image schemas: from linguistic analysis to neural grounding. In: HAMPE, Beate. (Ed.). From perception to meaning: image schemas in cognitive linguistics. Berlin: Mouton de Gruyter, 2005. p. 57-91.

LANGACKER, Ronald. Foundations of cognitive grammar: Volume I: Theoretical Prerequisites. Stanford: Stanford University Press, 1987.

MANDLER, Jean M.; CÁNOVAS, Carlos P. On defining image schemas. Language and Cognition, Cambridge, v. 6, n. 4, p. 510-532, 2014. DOI: https://doi.org/10.1017/langcog.2014.14. Disponível em: https://pages.ucsd.edu/~jmandler/abstract/MandlerPaganC.pdf. Acesso em: 3 jan. 2024.

NEWEN, Albert; DE BRUIN, Leon; GALLAGHER, Shaun. (Ed.) The Oxford handbook of 4E cognition. Oxford: Oxford University Press, 2018.

PATTON, Michael Q. Part 2: Qualitative designs and data collection. In: PATTON, Michael Q. Qualitative research and evaluation methods: integrating theory and practice. 4. ed. London: SAGE Publications, 2014. p. 371-756.

RODRIGUES, Marcos Victor P. A construção de sentido em interações linguísticas: um estudo ecocognitivo. 2023. 184f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) – Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/58369. Acesso em: 1 jan 2025.

RODRIGUES, Marcos Victor P.; DUQUE, Paulo H.; MEDEIROS, Ilana S. Esquematicidade e emulação: refinando os conceitos de esquema de imagem e de metáfora primária a partir da abordagem ecológica de cognição e linguagem. Revista (Con)Textos Linguísticos, Vitória, v. 14, n. 29, p.188-207, dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.47456/cl.v14i29.32329. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/32329. Acesso em: 1 jan. 2025.

RODRIGUES, Marcos V. P.; DUQUE, Paulo H. “A minha fé é na ciência”: um estudo ecocognitivo das metáforas de ciência em um discurso negacionista. Signo, [S. l.], v. 48, n. 91, p. 69-82, jan./abr. 2023. DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v48i91.17885. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/17885. Acesso em: 1 jan. 2025.

ROSCH, Eleanor; GABORA, Liane; AERTS, Diederik. Toward an Ecological Theory of Concepts. Ecological Psychology, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 84-116, abr. 2008. DOI: https://doi.org/10.1080/10407410701766676. Disponível em: https://arxiv.org/html/0803.2567. Acesso em: 3 jan. 2024.

STEELS, Luc. The talking heads experiment: origins of words and meanings. Computational Models of Language Evolution. V. 1. Berlin: Language Science Press, 2015.

VEREZA, Solange C. Entrelaçando frames: a construção do sentido metafórico na linguagem em uso. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, v. 55, n. 1, p. 109-124, jan.-jun. 2013.

WITTGENSTEIN, Ludwig. Investigações filosóficas. 2. ed. Os Pensadores. Tradução José Bruni. São Paulo: Abril Cultural, 1979.

Publicado

2025-07-21

Cómo citar

Rodrigues, M. V. P., & Duque, P. H. (2025). FRAMES EMULADOS SOBRE ENTRAR_EM/PARA: EXEMPLOS NO AMBIENTE DO TWITTER. EntreLetras, 16(1), 457–482. https://doi.org/10.70860/ufnt.entreletras.e19548

Número

Sección

DOSSIÊ: GRAMÁTICA E COGNIÇÃO: UMA HOMENAGEM A LILIAN FERRARI - v. 16, n. 1, 2025