FRAMES EMULADOS SOBRE ENTRAR_EM/PARA
EXEMPLOS NO AMBIENTE DO TWITTER
DOI:
https://doi.org/10.70860/ufnt.entreletras.e19548Palavras-chave:
emulação conceptual, frames, esquemas, semântica cognitiva, Twitter/XResumo
Neste trabalho, objetivamos apurar exemplos de frames emulados sobre a estrutura ENTRAR_EM/PARA. Para tanto, coletamos, na plataforma Twitter/X, vinte publicações contendo as pistas linguísticas ‘entrar em’ e ‘entrar para’, em que o deslocamento físico parece fundamentar o entendimento de domínios mais abstratos. Com uma abordagem ecocognitiva, adotamos as noções teóricas de enquadramento (framing) e de emulação conceptual. Nossos resultados apontam frames emulados sobre uma mesma estrutura esquemática, tais como entrar_para_a_história, ENTRAR_EM_COLAPSO e ENTRAR_NA/PARA_POLÍTICA, e fornecem interessantes insights sobre como elementos contextuais são enquadrados por essa estrutura.
Downloads
Referências
BATISTA, Túlio de S. O desenvolvimento de jogos de linguagem em crianças pequenas: uma análise dos vlogs do canal Gêmeos Ale Nanda, no Youtube. 2023. 114f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) – Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem/Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53018. Acesso em: 1 jan. 2025.
BERGEN, Benjamin K.; CHANG, Nancy. Embodied Construction Grammar. In: HOFFMANN, Thomas; TROUSDALE, Graeme. (ed.). The Oxford Handbook of Construction Grammar. Oxford University Press, 2013. p. 168-190.
BINGHAM, Geoffrey P. Task-specific devices and the perceptual bottleneck. Human Movement Science, v. 7, n. 2-4, p. 225-264, out. 1988. DOI: https://doi.org/10.1016/0167-9457(88)90013-9. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/0167945788900139. Acesso em: 3 jan. 2025.
CHANG, Nancy. Constructing grammar: A computational model of the emergence of early constructions. 2009. 243f. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) – University of California, Berkeley, 2009.
DUQUE, Paulo Henrique. Narratologia: uma abordagem baseada em frames. Eutomia, Recife, v.1, n.32. p.1-18, dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.51359/1982-6850.2022.256706. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/EUTOMIA/article/view/256706/43414. Acesso em: 4 dez. 2024.
DUQUE, Paulo Henrique. A sociedade como um ecocossistema cognitivo: jogos de linguagem e construção de sentidos. In: VELOZO, Naira de Almeida; BERNARDO, Sandra; NUNES, Valéria Fernandes. (Org.). Linguagem, Cognição e Sociedade: interlocuções em linguística cognitiva. Campinas: Pontes Editores, 2023.
DUQUE, Paulo Henrique. Língua e sentido: uma perspectiva ecocognitiva. Palimpsesto, Rio de Janeiro, v. 23, n. 46, p. 294-320, set./dez. 2024a. DOI: https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2024.84053. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/palimpsesto/article/view/84053. Acesso em: 4 dez. 2024.
DUQUE, Paulo Henrique. Um panorama da abordagem ecocognitiva da linguagem. In: ROSÁRIO, Ivo da Costa do; ESTEVES, Phellipe Marcel da Silva. (Org.). Estudos de linguagem: (re)construindo políticas de pesquisa. Campinas: Pontes Editores, 2024b.
FAUCONNIER, Gilles. Mental spaces. Cambridge: Cambridge University Press, 1994.
FAUCONNIER, Gilles. Mappings in thought and language. Cambridge: Cambridge University Press, 1997.
FERRARI, Lilian. Construções gramaticais e laços de polissemia: as extensões metafóricas de comunicação verbal. Revista LinguíStica. Rio de Janeiro, v. 12, p. 102-113, dez. 2016. DOI: https://doi.org/10.31513/linguistica.2016.v1n1a5441. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rl/article/view/5441/4033. Acesso em: 1 jan. 2025.
FERRARI, Lilian. Introdução à linguística cognitiva. São Paulo: Contexto, 2020.
FERRARI, Lilian; SOARES, Caroline. Entre agulhas e linhas: a metáfora de corte e costura em construções transitivas. SOLETRAS, São Gonçalo, n. 41, p. 67-88, jan.-jun. 2021. DOI: https://doi.org/10.12957/soletras.2021.55475. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/55475/36688. Acesso em: 1 jan. 2025.
FILLMORE, Charles J. Frame semantics and the nature of language. Annals of the New York Academy of Sciences, [S. l.], v. 280, n. 1, p. 20-32, out. 1976. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1749-6632.1976.tb25467.x. Disponível em: http://www.icsi.berkeley.edu/pubs/ai/framesemantics76.pdf. Acesso em: 4 dez. 2024.
FILLMORE, Charles J. Scenes-and-frames semantics. In: ZAMPOLLI, Antonio. (Ed.) Linguistic structure processing. Série Fundamental Studies in Computer Science. V. 59. Amsterdam: North Holland Publishing Company, 1977. p. 55-82.
FILLMORE, Charles J. Frame semantics. In: LINGUISTIC SOCIETY OF KOREA. (Ed.). Linguistics in the morning calm. Seoul: Hanshin, 1982. p.111-137. Disponível em: https://brenocon.com/Fillmore%201982_2up.pdf. Acesso em: 4 dez. 2024.
GADELHA, Ana Paula da Motta Botelho. Porta dos Fundos: um estudo ecológico-cognitivo do humor à beira do caos. 2020. 142f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) – Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem/Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/29418. Acesso em: 1 jan. 2025.
GOLONKA, Sabrina; WILSON, Andrew. Embodied cognition is not what you think it is. Frontiers in Psychology, [S.l.], v. 4, n. 58, p. 1-13, fev. 2013. DOI: https://doi.org/10.3389/fpsyg.2013.00058. Disponível em: https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fpsyg.2013.00058/full. Acesso em: 3 jan. 2024.
HEDBLOM, Maria; KURZ, Oliver; NEUHAUS, Fabin. Image schemas in computational conceptual blending. Cognitive Systems Research, [S.l.], v. 39, p. 42-57, set. 2016. DOI: https://doi.org/10.1016/j.cogsys.2015.12.010. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1389041716000061?via%3Dihub. Acesso em: 7 jun. 2025.
HEDBLOM, Maria M.; KUTZ, Oliver; PEÑALOZA, Rafael. What’s Cracking? How Image Schema Combinations Can Model Conceptualizations of Events. TriCoLore 2018. Bolzano, 2018. Disponível em: https://ceur-ws.org/Vol-2347/paper7.pdf. Acesso em: 1 jan 2025.
JOHNSON, Mark. The body in the mind: the bodily basis of meaning, imagination, and reason. Chicago: The University of Chicago Press, 1987.
LAKOFF, George. Women fire and dangerous things: what categories reveal about the mind. Chicago: The University of Chicago Press, 1987.
LAKOFF, George. Explaining Embodied Cognition Results. Topics in Cognitive Science, [S. l.], v. 4, n. 4, p. 467-794, out. 2012. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1756-8765.2012.01222.x. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/j.1756-8765.2012.01222.x. Acesso em: 4 dez. 2024.
LAKOFF, George; DODGE, Ellen. Image schemas: from linguistic analysis to neural grounding. In: HAMPE, Beate. (Ed.). From perception to meaning: image schemas in cognitive linguistics. Berlin: Mouton de Gruyter, 2005. p. 57-91.
LANGACKER, Ronald. Foundations of cognitive grammar: Volume I: Theoretical Prerequisites. Stanford: Stanford University Press, 1987.
MANDLER, Jean M.; CÁNOVAS, Carlos P. On defining image schemas. Language and Cognition, Cambridge, v. 6, n. 4, p. 510-532, 2014. DOI: https://doi.org/10.1017/langcog.2014.14. Disponível em: https://pages.ucsd.edu/~jmandler/abstract/MandlerPaganC.pdf. Acesso em: 3 jan. 2024.
NEWEN, Albert; DE BRUIN, Leon; GALLAGHER, Shaun. (Ed.) The Oxford handbook of 4E cognition. Oxford: Oxford University Press, 2018.
PATTON, Michael Q. Part 2: Qualitative designs and data collection. In: PATTON, Michael Q. Qualitative research and evaluation methods: integrating theory and practice. 4. ed. London: SAGE Publications, 2014. p. 371-756.
RODRIGUES, Marcos Victor P. A construção de sentido em interações linguísticas: um estudo ecocognitivo. 2023. 184f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) – Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/58369. Acesso em: 1 jan 2025.
RODRIGUES, Marcos Victor P.; DUQUE, Paulo H.; MEDEIROS, Ilana S. Esquematicidade e emulação: refinando os conceitos de esquema de imagem e de metáfora primária a partir da abordagem ecológica de cognição e linguagem. Revista (Con)Textos Linguísticos, Vitória, v. 14, n. 29, p.188-207, dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.47456/cl.v14i29.32329. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/32329. Acesso em: 1 jan. 2025.
RODRIGUES, Marcos V. P.; DUQUE, Paulo H. “A minha fé é na ciência”: um estudo ecocognitivo das metáforas de ciência em um discurso negacionista. Signo, [S. l.], v. 48, n. 91, p. 69-82, jan./abr. 2023. DOI: https://doi.org/10.17058/signo.v48i91.17885. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/17885. Acesso em: 1 jan. 2025.
ROSCH, Eleanor; GABORA, Liane; AERTS, Diederik. Toward an Ecological Theory of Concepts. Ecological Psychology, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 84-116, abr. 2008. DOI: https://doi.org/10.1080/10407410701766676. Disponível em: https://arxiv.org/html/0803.2567. Acesso em: 3 jan. 2024.
STEELS, Luc. The talking heads experiment: origins of words and meanings. Computational Models of Language Evolution. V. 1. Berlin: Language Science Press, 2015.
VEREZA, Solange C. Entrelaçando frames: a construção do sentido metafórico na linguagem em uso. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, v. 55, n. 1, p. 109-124, jan.-jun. 2013.
WITTGENSTEIN, Ludwig. Investigações filosóficas. 2. ed. Os Pensadores. Tradução José Bruni. São Paulo: Abril Cultural, 1979.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 EntreLetras

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.