A FORMAÇÃO CONTINUADA EM GEOGRAFIA PARA ALÉM DO DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL DO DOCENTE
A busca pela dinamização do ensino-aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.20873/rtg.v11i25.14159Palavras-chave:
Processo de ensino-aprendizagem, Formação continuada, Dinamização do saberResumo
A referente pesquisa parte do pressuposto do quão é importante a atuação do docente em sociedade. Não só no ramo educacional, mas em todos os aspectos, para a discussão e análise perante o espaço, como é o caso do Professor de Geografia. Atualmente, o processo de ensino-aprendizagem necessita de uma visão dinamizada, na qual a formação inicial do professor por si só não é o suficiente para moldar o quadro de estagnação da educação. Nessa conformidade, a pesquisa busca analisar teoricamente, a didática e a aprendizagem a partir de alguns autores importantes, para então vivenciar a prática em uma escola pública no município de Nazaré da Mata – PE, com apreciação de aulas de Geografia e diálogo com professores da área.
Referências
ABREU, P. R. de. Rumos do professor contemporâneo: a epistemologia genética e o pensamento complexo. São Paulo: Lura editorial, 2015.
CHIZZOTTI, A. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
GRECO, F. Construir-se como professor de Geografia: saberes, práticas e trabalho docente. Revista Olhares e Trilhas. Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Uberlândia (CAp. Eseba/UFU), 2001: v. 2, n.1 (jan./dez.2001).
HYPÓLITO, D. (2004) Repensando a formação continuada. Conteúdo escola. Disponível em: <http://www.conteudoescola.com.br> Acesso em 01 de jul. de 2021.
LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.
LUDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. Coleção temas básicos de educação e ensino. São Paulo: EPU, 2002.
NAZAR, R. et al. A formação do professor, a prática reflexiva e o desenvolvimento de competências para ensinar. Universidade Brasil. Disponível em: < http://universidadebrasil.edu.br/portal/a-formacao-do-professor-a-pratica-reflexiva-e-o-desenvolvimento-de-competencias-para-ensinar> Acesso em 01 de jul. de 2021.
PIMENTA, S. G. et al. A construção da didática no GT Didática–análise de seus referenciais. Revista Brasileira de Educação, v. 18, n. 52, p. 143-162, 2013.
SANTANA, T.; NOFFS, N. Formação continuada de professores: práticas de ensino e transposição didática. Curitiba: Appris, 2016.
SANTOS, M. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. São Paulo: Record, 2000.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
VYGOTSKY, L.S. Pensamento e linguagem. 3a ed. São Paulo: Martins Fontes; 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Tocantinense de Geografia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista Tocantinense de Geografia não remunera nenhum autor pela publicação de seus textos. Os conteúdos dos textos publicados neste periódico são de responsabilidade de seus autores.