EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO

ENTRE O NACIONAL E O LOCAL

Autores

  • Jacira GARCIA Gaspar UFT
  • Jacira Garcia Gaspar Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.20873/rtg.v2n2p36-47

Palavras-chave:

Ensino superior, Expansão, Cidade, Funcionalidade

Resumo

A interferência de agentes educacionais na agenda cultural brasileira se faz sentir a partir dos anos 1980; entre eles, os interlocutores, destacam-se o Banco Mundial, Banco Internacional para a Recondução e Desenvolvimento (BIRD) e as agências da ONU. Sabemos que estes interlocutores deixam claro o seu caráter utilitarista, reducionista e economicista. Neste sentido analisamos esta interferência no ensino superior brasileiro e traçamos uma historiografia da expansão do ensino superior no Tocantins e na cidade de Araguaína, onde as IES se materializam e produzem novas possibilidades de redefinição de comportamentos dos atores envolvidos e de novas funcionalidades urbanas a partir desta oferta de serviços educacionais.

 

Biografia do Autor

Jacira GARCIA Gaspar, UFT

Professor a do Curso de Geografia- UFT,Campus de Araguaina. Mestre em geografia e Analise Regional pela UFPE-2002 ; Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Lisboa-2012

Professora do curso de geografia- UFT,Campus de Araguaina. Mestre em Geografia e Analise Regional pela UFPE-2002 ; Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Lisboa-2012

Jacira Garcia Gaspar, Universidade Federal do Tocantins

Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba (1977); Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (2002) ;Doutorado em Ciências da Educação pela Universidade de Lisboa -PT (2012). E professora concursada da Universidade Federal do Tocantins( 2003). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Urbana, e História da Educação ,atuando principalmente nos seguintes temas: Araguaína, saúde, educação, educação ambiental, área de influência e ocupação.

Referências

AZEVEDO, Mª da Graça. A Integração da universidade na cidade: o caso da universidade docontinente português. Universidade de Lisboa; pp. 181. (1998). Dissertação de Mestrado em Geografia Humana e Planejamento Regional.

BOISER, Sergio. Em busca do esquivo desenvolvimento regional: entre a caixa-preta e oprojeto político.Planejamento e políticas públicas. nº 13 -jun. de 1996, p. 111-143.

CABRITO, Gil B.Financiamento e Privatização do Ensino Superior em Portugal: entre a Revolução de Abril e a Declaração de Bolonha. In Cabrito, B. & Jacob, V. (orgs.). Politicas de Financiamento e Acesso da Educação Superior no Brasil e em Portugal –Tendências Actuais. Lisboa, Educa:2011.

CUNHA, Luís Antônio. Desenvolvimento desigual e combinado no ensino superior: estado e mercado. Educação & Sociedade. Campinas, out: 2004 v.25, n.88, p. 795-817 .

CORTES, Álvaro. Estimating the Impacts Urban Universities on Neighborhood Housing Markets An Empirical Analysis. Urban Affairs Review, Vol. 39, No 3.

Da VEIGA, José Eli. A face territorial do desenvolvimento. In: Encontro Nacional de Economia, XXVII, 1999, Belém. Anais. Belém: Anpec, 1999. p.1301-1318.http://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/8457/4922. Acesso em: 12 set. 2010.

Downloads

Publicado

2013-07-11

Como Citar

GASPAR, Jacira GARCIA; GASPAR, Jacira Garcia. EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO: ENTRE O NACIONAL E O LOCAL. Revista Tocantinense de Geografia, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 36–47, 2013. DOI: 10.20873/rtg.v2n2p36-47. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/geografia/article/view/520. Acesso em: 21 nov. 2024.