EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO
ENTRE O NACIONAL E O LOCAL
DOI:
https://doi.org/10.20873/rtg.v2n2p36-47Palavras-chave:
Ensino superior, Expansão, Cidade, FuncionalidadeResumo
A interferência de agentes educacionais na agenda cultural brasileira se faz sentir a partir dos anos 1980; entre eles, os interlocutores, destacam-se o Banco Mundial, Banco Internacional para a Recondução e Desenvolvimento (BIRD) e as agências da ONU. Sabemos que estes interlocutores deixam claro o seu caráter utilitarista, reducionista e economicista. Neste sentido analisamos esta interferência no ensino superior brasileiro e traçamos uma historiografia da expansão do ensino superior no Tocantins e na cidade de Araguaína, onde as IES se materializam e produzem novas possibilidades de redefinição de comportamentos dos atores envolvidos e de novas funcionalidades urbanas a partir desta oferta de serviços educacionais.
Referências
AZEVEDO, Mª da Graça. A Integração da universidade na cidade: o caso da universidade docontinente português. Universidade de Lisboa; pp. 181. (1998). Dissertação de Mestrado em Geografia Humana e Planejamento Regional.
BOISER, Sergio. Em busca do esquivo desenvolvimento regional: entre a caixa-preta e oprojeto político.Planejamento e políticas públicas. nº 13 -jun. de 1996, p. 111-143.
CABRITO, Gil B.Financiamento e Privatização do Ensino Superior em Portugal: entre a Revolução de Abril e a Declaração de Bolonha. In Cabrito, B. & Jacob, V. (orgs.). Politicas de Financiamento e Acesso da Educação Superior no Brasil e em Portugal –Tendências Actuais. Lisboa, Educa:2011.
CUNHA, Luís Antônio. Desenvolvimento desigual e combinado no ensino superior: estado e mercado. Educação & Sociedade. Campinas, out: 2004 v.25, n.88, p. 795-817 .
CORTES, Álvaro. Estimating the Impacts Urban Universities on Neighborhood Housing Markets An Empirical Analysis. Urban Affairs Review, Vol. 39, No 3.
Da VEIGA, José Eli. A face territorial do desenvolvimento. In: Encontro Nacional de Economia, XXVII, 1999, Belém. Anais. Belém: Anpec, 1999. p.1301-1318.http://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/8457/4922. Acesso em: 12 set. 2010.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Tocantinense de Geografia não remunera nenhum autor pela publicação de seus textos. Os conteúdos dos textos publicados neste periódico são de responsabilidade de seus autores.