EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO
ENTRE O NACIONAL E O LOCAL
DOI :
https://doi.org/10.20873/rtg.v2n2p36-47Mots-clés :
Ensino superior, Expansão, Cidade, FuncionalidadeRésumé
A interferência de agentes educacionais na agenda cultural brasileira se faz sentir a partir dos anos 1980; entre eles, os interlocutores, destacam-se o Banco Mundial, Banco Internacional para a Recondução e Desenvolvimento (BIRD) e as agências da ONU. Sabemos que estes interlocutores deixam claro o seu caráter utilitarista, reducionista e economicista. Neste sentido analisamos esta interferência no ensino superior brasileiro e traçamos uma historiografia da expansão do ensino superior no Tocantins e na cidade de Araguaína, onde as IES se materializam e produzem novas possibilidades de redefinição de comportamentos dos atores envolvidos e de novas funcionalidades urbanas a partir desta oferta de serviços educacionais.
Références
AZEVEDO, Mª da Graça. A Integração da universidade na cidade: o caso da universidade docontinente português. Universidade de Lisboa; pp. 181. (1998). Dissertação de Mestrado em Geografia Humana e Planejamento Regional.
BOISER, Sergio. Em busca do esquivo desenvolvimento regional: entre a caixa-preta e oprojeto político.Planejamento e políticas públicas. nº 13 -jun. de 1996, p. 111-143.
CABRITO, Gil B.Financiamento e Privatização do Ensino Superior em Portugal: entre a Revolução de Abril e a Declaração de Bolonha. In Cabrito, B. & Jacob, V. (orgs.). Politicas de Financiamento e Acesso da Educação Superior no Brasil e em Portugal –Tendências Actuais. Lisboa, Educa:2011.
CUNHA, Luís Antônio. Desenvolvimento desigual e combinado no ensino superior: estado e mercado. Educação & Sociedade. Campinas, out: 2004 v.25, n.88, p. 795-817 .
CORTES, Álvaro. Estimating the Impacts Urban Universities on Neighborhood Housing Markets An Empirical Analysis. Urban Affairs Review, Vol. 39, No 3.
Da VEIGA, José Eli. A face territorial do desenvolvimento. In: Encontro Nacional de Economia, XXVII, 1999, Belém. Anais. Belém: Anpec, 1999. p.1301-1318.http://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/8457/4922. Acesso em: 12 set. 2010.
Téléchargements
Fichiers supplémentaires
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Revista Tocantinense de Geografia ne rémunère aucun auteur pour la publication de ses textes. Le contenu des textes publiés dans cette revue relève de la responsabilité des auteurs.