NOTAS SOBRE A ATUALIDADE DA QUESTÃO AGRÁRIA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO PARTINDO DA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA (EFA) NO SUDOESTE DA BAHIA
DOI:
https://doi.org/10.20873/rtg.v9n19p42-55Palavras-chave:
Camponeses, Educação, Escola Família Agrícola, Questão agrária, TrabalhoResumo
Este artigo tem como objetivo evidenciar a atualidade da questão agrária nos espaços da educação do campo, sendo campo empírico de estudo a Escola Família Agrícola (EFA) no Sudoeste do estado da Bahia. Para tanto, num primeiro momento buscamos sistematizar a análise sobre a territorialização da questão agrária no campo brasileiro e baiano, nos ancorando em discussões feitas por Souza (2008), Oliveira (1991 e 2007), dentre outros; e num segundo momento busca-se compreender a organização e expansão da educação do campo nestes territórios por meio da EFA pelos textos de Ribeiro (2010), Almeida Pinto (2014) e da UNEFAB (2018). Desse modo, partindo de uma leitura dialética das contradições expressas pela materialidade das relações sociais no espaço camponês e a importância da educação do campo nesse processo, nos propomos à busca do entendimento desta realidade mediante o presente texto.
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