NOTAS SOBRE A ATUALIDADE DA QUESTÃO AGRÁRIA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO PARTINDO DA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA (EFA) NO SUDOESTE DA BAHIA
DOI:
https://doi.org/10.20873/rtg.v9n19p42-55Schlagworte:
Camponeses, Educação, Escola Família Agrícola, Questão agrária, TrabalhoAbstract
Este artigo tem como objetivo evidenciar a atualidade da questão agrária nos espaços da educação do campo, sendo campo empírico de estudo a Escola Família Agrícola (EFA) no Sudoeste do estado da Bahia. Para tanto, num primeiro momento buscamos sistematizar a análise sobre a territorialização da questão agrária no campo brasileiro e baiano, nos ancorando em discussões feitas por Souza (2008), Oliveira (1991 e 2007), dentre outros; e num segundo momento busca-se compreender a organização e expansão da educação do campo nestes territórios por meio da EFA pelos textos de Ribeiro (2010), Almeida Pinto (2014) e da UNEFAB (2018). Desse modo, partindo de uma leitura dialética das contradições expressas pela materialidade das relações sociais no espaço camponês e a importância da educação do campo nesse processo, nos propomos à busca do entendimento desta realidade mediante o presente texto.
Literaturhinweise
ALMEIDA PINTO, Manuela Pereira de. A Questão Agrária e a Escola Família Agrícola de Riacho de Santana – BA. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Instituto de Geociências. Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2014.
BEGNAMI, João Batista (consultor). Estudo Sobre o Funcionamento dos Centros Familiares de Formação por Alternância no Brasil – CEFFAs. Edital Público n. 07/13 – SECADI/MEC - Projeto 914BRZ1367. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão – SECADI, Departamento De Educação Para A Cidadania Diversidade e Inclusão, Coordenação Geral de Educação do Campo, junho de 2013.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 16/02/2018.
KAUTSKY, Karl. A Questão Agrária. Porto: Portucalense, 1972 (1899).
MARTINS, José de Souza. Os camponeses e a política no Brasil: as lutas sociais no campo e seu lugar no processo político. 5ª ed. Rio de Janeiro: Vozes, 1995.
MÉSZÁROS, István. A Educação para além do Capital. 2.ed. São Paulo: Boitempo Editorial, 2008.
OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de. A agricultura camponesa no Brasil. São Paulo: Contexto, 2001.
OLIVEIRA, Marcos Marques de (org). Vozes e visões do campo. São Paulo: Petrópolis, 2009.
RIBEIRO, Marlene. Movimento camponês, trabalho e educação. Liberdade, autonomia e emancipação: princípios/fins da formação humana. 1.ed. São Paulo: Expressão Popular, 2010.
SOUZA, Suzane Tosta. Da negação ao discurso “hegemônico” do capital à atualidade da luta de classes. Camponeses em luta pelo território no Sudoeste da Bahia. Tese (Doutorado em Geografia). Núcleo de Pós-Graduação em Geografia (NPGEO). Universidade Federal de Sergipe. São Cristóvão, 2008.
SOUZA, Suzane Tosta. Luta pela terra e reprodução camponesa no Sudoeste da Bahia. In: Anais do XIX Encontro Nacional de Geografia Agrária. São Paulo: FFLCH/USP, 2009.
UNEFAB. Histórico da União Nacional das Escolas Famílias Agrícolas do Brasil. Disponível em: http://www.unefab.org.br/p/historico.html#.WocKMCXFLIU. Acesso em 16/02/2018.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Revista Tocantinense de Geografia vergütet keinen Autor für die Veröffentlichung seiner Texte. Der Inhalt der in dieser Zeitschrift veröffentlichten Texte liegt in der Verantwortung der Autoren.