NOTAS SOBRE A ATUALIDADE DA QUESTÃO AGRÁRIA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO PARTINDO DA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA (EFA) NO SUDOESTE DA BAHIA

Autores

  • Guilherme Matos de Oliveira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

DOI:

https://doi.org/10.20873/rtg.v9n19p42-55

Palavras-chave:

Camponeses, Educação, Escola Família Agrícola, Questão agrária, Trabalho

Resumo

Este artigo tem como objetivo evidenciar a atualidade da questão agrária nos espaços da educação do campo, sendo campo empírico de estudo a Escola Família Agrícola (EFA) no Sudoeste do estado da Bahia. Para tanto, num primeiro momento buscamos sistematizar a análise sobre a territorialização da questão agrária no campo brasileiro e baiano, nos ancorando em discussões feitas por Souza (2008), Oliveira (1991 e 2007), dentre outros; e num segundo momento busca-se compreender a organização e expansão da educação do campo nestes territórios por meio da EFA pelos textos de Ribeiro (2010), Almeida Pinto (2014) e da UNEFAB (2018). Desse modo, partindo de uma leitura dialética das contradições expressas pela materialidade das relações sociais no espaço camponês e a importância da educação do campo nesse processo, nos propomos à busca do entendimento desta realidade mediante o presente texto.

Biografia do Autor

Guilherme Matos de Oliveira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Graduado e Mestrando em Geografia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Tem experiência nas áreas de Educação e Geografia, atuando nos seguintes temas: Questão Agrária, Movimentos Sociais Camponeses, Educação do Campo e Ensino de Geografia. Membro do Grupo de Pesquisa Trabalho, Mobilidade e Relação Campo-Cidade (LEAU-UESB/CNPq) e do Grupo de Pesquisa Estado, Capital, Trabalho e as Políticas de Reordenamentos Territoriais (GPECT-UFS/CNPq).

Referências

ALMEIDA PINTO, Manuela Pereira de. A Questão Agrária e a Escola Família Agrícola de Riacho de Santana – BA. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Instituto de Geociências. Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2014.

BEGNAMI, João Batista (consultor). Estudo Sobre o Funcionamento dos Centros Familiares de Formação por Alternância no Brasil – CEFFAs. Edital Público n. 07/13 – SECADI/MEC - Projeto 914BRZ1367. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão – SECADI, Departamento De Educação Para A Cidadania Diversidade e Inclusão, Coordenação Geral de Educação do Campo, junho de 2013.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 16/02/2018.

KAUTSKY, Karl. A Questão Agrária. Porto: Portucalense, 1972 (1899).

MARTINS, José de Souza. Os camponeses e a política no Brasil: as lutas sociais no campo e seu lugar no processo político. 5ª ed. Rio de Janeiro: Vozes, 1995.

MÉSZÁROS, István. A Educação para além do Capital. 2.ed. São Paulo: Boitempo Editorial, 2008.

OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de. A agricultura camponesa no Brasil. São Paulo: Contexto, 2001.

OLIVEIRA, Marcos Marques de (org). Vozes e visões do campo. São Paulo: Petrópolis, 2009.

RIBEIRO, Marlene. Movimento camponês, trabalho e educação. Liberdade, autonomia e emancipação: princípios/fins da formação humana. 1.ed. São Paulo: Expressão Popular, 2010.

SOUZA, Suzane Tosta. Da negação ao discurso “hegemônico” do capital à atualidade da luta de classes. Camponeses em luta pelo território no Sudoeste da Bahia. Tese (Doutorado em Geografia). Núcleo de Pós-Graduação em Geografia (NPGEO). Universidade Federal de Sergipe. São Cristóvão, 2008.

SOUZA, Suzane Tosta. Luta pela terra e reprodução camponesa no Sudoeste da Bahia. In: Anais do XIX Encontro Nacional de Geografia Agrária. São Paulo: FFLCH/USP, 2009.

UNEFAB. Histórico da União Nacional das Escolas Famílias Agrícolas do Brasil. Disponível em: http://www.unefab.org.br/p/historico.html#.WocKMCXFLIU. Acesso em 16/02/2018.

Downloads

Publicado

2020-09-28

Como Citar

MATOS DE OLIVEIRA, Guilherme. NOTAS SOBRE A ATUALIDADE DA QUESTÃO AGRÁRIA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO PARTINDO DA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA (EFA) NO SUDOESTE DA BAHIA. Revista Tocantinense de Geografia, [S. l.], v. 9, n. 19, p. 42–55, 2020. DOI: 10.20873/rtg.v9n19p42-55. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/geografia/article/view/uft.2317-9430.v9n19p42. Acesso em: 24 nov. 2024.