NOTAS SOBRE A ATUALIDADE DA QUESTÃO AGRÁRIA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO PARTINDO DA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA (EFA) NO SUDOESTE DA BAHIA

Autores/as

  • Guilherme Matos de Oliveira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

DOI:

https://doi.org/10.20873/rtg.v9n19p42-55

Palabras clave:

Camponeses, Educação, Escola Família Agrícola, Questão agrária, Trabalho

Resumen

Este artigo tem como objetivo evidenciar a atualidade da questão agrária nos espaços da educação do campo, sendo campo empírico de estudo a Escola Família Agrícola (EFA) no Sudoeste do estado da Bahia. Para tanto, num primeiro momento buscamos sistematizar a análise sobre a territorialização da questão agrária no campo brasileiro e baiano, nos ancorando em discussões feitas por Souza (2008), Oliveira (1991 e 2007), dentre outros; e num segundo momento busca-se compreender a organização e expansão da educação do campo nestes territórios por meio da EFA pelos textos de Ribeiro (2010), Almeida Pinto (2014) e da UNEFAB (2018). Desse modo, partindo de uma leitura dialética das contradições expressas pela materialidade das relações sociais no espaço camponês e a importância da educação do campo nesse processo, nos propomos à busca do entendimento desta realidade mediante o presente texto.

Biografía del autor/a

Guilherme Matos de Oliveira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Graduado e Mestrando em Geografia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Tem experiência nas áreas de Educação e Geografia, atuando nos seguintes temas: Questão Agrária, Movimentos Sociais Camponeses, Educação do Campo e Ensino de Geografia. Membro do Grupo de Pesquisa Trabalho, Mobilidade e Relação Campo-Cidade (LEAU-UESB/CNPq) e do Grupo de Pesquisa Estado, Capital, Trabalho e as Políticas de Reordenamentos Territoriais (GPECT-UFS/CNPq).

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Publicado

2020-09-28

Cómo citar

MATOS DE OLIVEIRA, Guilherme. NOTAS SOBRE A ATUALIDADE DA QUESTÃO AGRÁRIA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO PARTINDO DA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA (EFA) NO SUDOESTE DA BAHIA. Revista Tocantinense de Geografía, [S. l.], v. 9, n. 19, p. 42–55, 2020. DOI: 10.20873/rtg.v9n19p42-55. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/geografia/article/view/uft.2317-9430.v9n19p42. Acesso em: 21 nov. 2024.