ENSINO DE CLIMATOLOGIA
da formação a prática
DOI:
https://doi.org/10.20873/rtg.v11n24p225-242Schlagworte:
Metodologias Alternativas de Ensino, Prática Docente, GeografiaAbstract
A climatologia é uma disciplina fundamental nos estudos de geografia nas escolas. Deste modo, este trabalho buscou averiguar o ensino de climatologia no âmbitos da formação acadêmica, desde o aprendizado teórico até a prática docente. Sendo assim, a pesquisa tem como objetivo principal analisar os aspectos relacionados ao ensino de climatologia a partir do processo de formação dos docentes. A metodologia consistiu principalmente no levantamento e leitura de material bibliográfico que abordam os temas relacionados aos estudos de climatologia, além de observações in loco que possibilitaram uma melhor discussão do tema proposto. Os resultados destacam a importância das práticas docentes no ensino de geografia e, consequentemente, na disciplina de climatologia, pois possibilita ao aluno vivenciar os conteúdos presentes nos livros didáticos e ministrados pelos docentes, promovendo uma aula mais dinâmica e com um maior nível de aproveitamento. Identificou-se ainda, que durante a prática de campo uma parte dos entrevistados não se familiarizava com os conceitos básicos abordados na climatologia, mas, mesmo assim, levam em consideração os fatores climáticos na dinâmica do trabalho e lazer.
Literaturhinweise
AGUIAR. R, C, P. Praticas Educacionais em Climatologia Geográfica: Trabalho de Campo na Estação Meteorológica uma Experiência de Ensino em Climatologia UFG. 2012.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2018.
BRITO NUNES, H. K.; SOUSA, S. R. C. T.; VIANA, A. I. G. Atividades de campo e formação de professores de geografia em uma universidade do Piauí. GEOSABERES REVISTA DE ESTUDOS GEOEDUCACIONAIS, v. 9, p. 1, 2018.
BROWN, E. H. A. Geografia Física, seu conteúdo e suas relações. Boletim Geográfico, Rio de Janeiro, v. 35, n254, p. 14-21, jul/set. 1977.
CAVALCANTI, L. S. A Geografia escolar e a cidade. Campinas-SP: Papirus, 2008.
FORTUNA, Denizart. As abordagens da climatologia nas aulas de Geografia do Ensino Fundamental (segundo seguimento): primeiras impressões. In: Anais … 4º Seminário de Pesquisa do Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional. Rio de Janeiro. 2010.
KAERCHER, N. A. Desafios e utopias no ensino de geografia. 3. Ed. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 1999.
KAERCHER, N. A. Práticas geográficas para lerpensar o mundo, converentendersar com o outro e entenderscobrir a si mesmo. In: REGO, N.; CASTROGIOVANNI, A. C.; KAERCHER, N. A. (orgs.). Geografia: práticas pedagógicas para o ensino médio. Porto Alegre: Artmed, 2007.
MENDONÇA, F.; DANNI-OLIVEIRA, I. M. Climatologia: noções básicas e climas do Brasil. São Paulo: Oficina de Textos, 2007.
MARENGO, J. A. Mudanças climáticas globais e seus efeitos sobre a biodiversidade: caracterização do clima atual e definição das alterações climáticas para o território brasileiro ao longo do século XXI. Brasília, MMA. 212 p, 2006.
OLIVEIRA, D. J. L de; CHAGAS, F. L. R; ALVES, W. S. Os desafios de ensinar climatologia nas escolas. Anais … II Congresso de Educação UEG/UnU Iporá: A formação de professores: uma proposta de pesquisa a partir da reflexão sobre a prática docente. P.47-51. 2012.
ROQUE ASCENÇÃO, V. O.; VALADAO, R. C.; ASSIS, P. Do uso pedagógico dos mapas ao exercício do Raciocínio Geográfico. Boletim Paulista de Geografia, v. 99, p. 34-51, 2018.
SANT’ANNA NETO, J. L. História da Climatologia no Brasil: gênese, paradigmas e a construção de uma Geografia do Clima. Tese de Livre-Docência. Presidente Prudente: FCT/UNESP, 2001.
SANTOS, P. R. dos. Entre o Ensino da Geografia e a Geografia Escolar: Reflexões Críticas. In: TRINDADE, G. A.; CHIAPETTI, R. J. N. (Orgs.). Discutindo Geografia: doze razões para se (re)pensar a formação do professor. Ilheus: Editus, 2007. p. 333-371.
SILVA, M. F. P; OLIVEIRA, L. M de. Prática de Ensino no Ensino Médio: Clima e Cotidiano do Aluno. In: Encontro Nacional de Prática de Ensino de Geografia, 10, Porto Alegre, RS, 2009. Anais… Porto Alegre, RS. 1 CD-ROM.
STEINKE, E. T. Climatologia fácil. São Paulo: Oficina de textos, 2011.
STEINKE, E. T. Prática pedagógica em climatologia no ensino fundamental: sensações e representações do cotidiano. ACTA Geográfica, Boa Vista, Ed. Esp. Climatologia Geográfica, 2012.
ZABALLA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre, Artmed, 1998. Reimpressão 2008.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2022 Tocantinense Journal of Geography
Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung - Nicht-kommerziell - Keine Bearbeitungen 4.0 International.
Revista Tocantinense de Geografia vergütet keinen Autor für die Veröffentlichung seiner Texte. Der Inhalt der in dieser Zeitschrift veröffentlichten Texte liegt in der Verantwortung der Autoren.