Em que medida a Geografia Escolar contribui para a formação cidadã

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.20873/rtg.v11i24.14822

Schlagworte:

Ensino de Geografia, Formação cidadã, Normativas curriculares

Abstract

O papel das Ciências Humanas, como área que contribui para a formação cidadã, está presente na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), homologada em 2017, a qual aponta que é necessário compreender, interpretar e avaliar os significados das ações humanas pretéritas, presentes e futuras para que o aluno compreenda que ele faz parte de determinada circunstância histórica, e, assim sendo, se torne consciente e responsável. A partir dessas diretrizes, que envolvem a Geografia Escolar, nos fazemos a seguinte pergunta: em que medida a Geografia Escolar contribui para a formação cidadã? Para trazer luz a esta questão e outras associadas a esse contexto, este texto apresenta algumas indagações com vistas a refletir sobre a formação cidadã dos discentes por meio do ensino de Geografia. Mediante uso de revisão bibliográfica, inicialmente discorremos sobre o significado da formação cidadã e de sua relação com o ensino de Geografia. A seguir, apresentamos brevemente o contexto desta temática no Brasil e na União Europeia, mais especificamente na Itália. Neste ponto, nosso objetivo é compreender como se insere tal discussão em uma outra realidade sociocultural e, consequentemente, distinta daquela vigente no País. Por fim, buscamos apontar algumas considerações, para além das corriqueiras, sobre a formação cidadã.    

Autor/innen-Biografie

Lucio Antonio Leite Alvarenga Botelho, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Geografia com dupla titulação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pela Università Degli Studi di Padova (UNIPD), Itália. Mestre e graduado em Geografia. Autor de livros didáticos e material EAD. Docente com experiência no Ensino Fundamental, no Ensino Médio e no Ensino Superior. Desenvolveu funções como Coordenador de Geografia e Analista de série. No Ensino Superior ministrou as disciplinas de Recursos Hídricos, Cartografia, Cartografia temática, Pedologia, Análise ambiental, Espaço Natural do Brasil, Planejamento Agrário, Metodologias de Pesquisa em Geografia, Geografia Política e Geopolítica, Laboratório de práticas de pesquisa: a escola e suas identidades, nos cursos de Geografia, História, Turismo e Pedagogia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Campus Coração Eucarístico, em Belo Horizonte. Foi membro da comissão de correção do vestibular UFMG entre 2009 e 2013.

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Veröffentlicht

2022-09-01

Zitationsvorschlag

BOTELHO, Lucio Antonio Leite Alvarenga. Em que medida a Geografia Escolar contribui para a formação cidadã. Tocantinense Journal of Geography, [S. l.], v. 11, n. 24, p. 286–296, 2022. DOI: 10.20873/rtg.v11i24.14822. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/geografia/article/view/14822. Acesso em: 21 nov. 2024.