Em que medida a Geografia Escolar contribui para a formação cidadã
DOI:
https://doi.org/10.20873/rtg.v11i24.14822Schlagworte:
Ensino de Geografia, Formação cidadã, Normativas curricularesAbstract
O papel das Ciências Humanas, como área que contribui para a formação cidadã, está presente na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), homologada em 2017, a qual aponta que é necessário compreender, interpretar e avaliar os significados das ações humanas pretéritas, presentes e futuras para que o aluno compreenda que ele faz parte de determinada circunstância histórica, e, assim sendo, se torne consciente e responsável. A partir dessas diretrizes, que envolvem a Geografia Escolar, nos fazemos a seguinte pergunta: em que medida a Geografia Escolar contribui para a formação cidadã? Para trazer luz a esta questão e outras associadas a esse contexto, este texto apresenta algumas indagações com vistas a refletir sobre a formação cidadã dos discentes por meio do ensino de Geografia. Mediante uso de revisão bibliográfica, inicialmente discorremos sobre o significado da formação cidadã e de sua relação com o ensino de Geografia. A seguir, apresentamos brevemente o contexto desta temática no Brasil e na União Europeia, mais especificamente na Itália. Neste ponto, nosso objetivo é compreender como se insere tal discussão em uma outra realidade sociocultural e, consequentemente, distinta daquela vigente no País. Por fim, buscamos apontar algumas considerações, para além das corriqueiras, sobre a formação cidadã.
Literaturhinweise
ALMEIDA, Cecília Cardoso Teixeira de; MARTINS, Elvio Rodrigues; SILVA, Jorge Luiz Barcellos da. A CIÊNCIA GEOGRÁFICA E O ENSINO DE GEOGRAFIA DOS ANOS 1980 AOS DIAS DE HOJE: uma avaliação. Revista Brasileira de Educação em Geografia, [S.L.], v. 9, n. 18, p. 05-19, 17 jun. 2020. Disponível em: https://www.revistaedugeo.com.br/revistaedugeo/article/view/747. Acesso em: 12 maio 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Versão Final. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 26 jun. 2020.
CALLAI, Helena Copetti. Educação geográfica para a formação cidadã. Revista de Geografía Norte Grande, [S.L.], n. 70, p. 9-30, set. 2018. Disponível em: https://www.scielo.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0718-34022018000200009. Acesso em: 02 mar. 2021.
CALLAI, Helena Copetti. O ensino da Geografia e a nova realidade. Boletim Gaúcho de Geografia, Porto Alegre, n.24, p. 67-72, maio, 1998. Disponível em: http://seer.ufrgs.br. bgg/article/view/38900/26307. Acesso em: 03 jan. 2021
CAVALCANTI, Lana de Souza. Pensar pela Geografia: ensino e relevância social. Goiânia: Alfa, 2019. 232 p.
DE VECCHIS, Gino de. Didattica della Geografia: teoria e prassi. Novara: De Agostini, 2011. 237 p.
GIORDA, Cristiano. Il mio spazio nel mondo. Roma: Carocci, 2014. 206 p.
LLANCAVIL, Daniel Llancavil; QUITULEF, Hernán González. Pensamiento geográfico y educación ciudadana en Chile. Una mirada desde la educación geográfica. Didacticae: Revista de Investigación en Didácticas Específicas, [S.L.], n. 9, p. 25-38, 26 mar. 2021. Disponível em: https://revistes.ub.edu/index.php/didacticae/article/view/32448. Acesso em: 28 ago. 2022.
SANTOS, Milton. POR UMA GEOGRAFIA CIDADÃ: POR UMA ESPITEMOLOGIA DA EXISTÊNCIA. Boletim Gaúcho de Geografia, n. 21: 7-14, ago., 1996. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/bgg/article/view/38613/26350. Acesso em 10 de jan.2022.
PEZZATO, João Pedro. GEOGRAFIA ESCOLAR NO BRASIL: uma trajetória com mudanças culturais e a permanência do discurso em prol da cidadania. Estudos Geográficos: Revista Eletrônica de Geografia, [S.L.], v. 16, n. 1, p. 241-267, 14 set. 2018. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/estgeo/article/view/13359. Acesso em: 20 abr. 2022.
ROCCA, Lorena. Geo-scoprire il mondo. Lecce: La Biblioteca Pensa Multimedia, 2007. 330 p.
ROQUE ASCENÇÃO, Valéria de Oliveira. A Base Nacional Comum Curricular e a produção de práticas pedagógicas para a geografia escolar. Revista Brasileira de Educação em Geografia, [S.L.], v. 10, n. 19, p. 173-197, 24 jul. 2020. Disponível em: https://www.revistaedugeo.com.br/revistaedugeo/article/view/915. Acesso em: 02 mar. 2021.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2022 Tocantinense Journal of Geography
Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung - Nicht-kommerziell - Keine Bearbeitungen 4.0 International.
Revista Tocantinense de Geografia vergütet keinen Autor für die Veröffentlichung seiner Texte. Der Inhalt der in dieser Zeitschrift veröffentlichten Texte liegt in der Verantwortung der Autoren.