EM TERRA E ÁGUA, OS LUGARES DESENHADOS POR ESTUDANTES EM ARAGUATINS - TOCANTINS
Schlagworte:
Lugar, Ensino, Rio Araguaia, Alunos, DesenhosAbstract
Neste artigo objetiva-se discutir sobre a ótica do ensino da categoria lugar, buscando fazer uma análise dos desenhos e itinerários construídos por alunos de 8º e 9º do Ensino fundamental da Escola de Tempo Integral Oneide da Cruz Mousinho localizado na cidade de Araguatins, no norte do estado do Tocantins. A análise dos desenhos permitiu identificar os objetos e significados evidenciados pelos alunos por meio de suas explicações sobre seus itinerários, seus lugares e cotidianos vividos em Araguatins.
Literaturhinweise
Azevedo, Mariângela Oliveira de; OLANDA, Elson Rodrigues. O ensino do lugar: reflexões sobre o conceito de lugar na Geografia. Ateliê Geográfico - Goiânia-GO, v. 13, n. 3, dez/2018, p. 136 – 156.
BACHELARD, Gaston. A poética do espaço: coleção Os pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1978.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
CAVALCANTI, Lana de Souza. Pensar pela geografia: ensino e relevância social. Goiânia: C&E Alfa Comunicação, 2019.
CAVALCANTI, Lana de Souza. O ensino de geografia na escola. Campinas, SP: Papirus, 2012. p. 45 – 47.
CALLAI, Helena Copetti. O estudo do lugar como possibilidade de construção da identidade pertencimento. Anais ... VIII Congresso Luso- Afro- Brasileiro de Ciências Sociais. Coimbra, 2004. Helena Callai (uc.pt). Acesso em: 10 abr.2023.
CASTELLAR, Sônia Maria Vanzella. Cartografia escolar e o pensamento espacial fortalecendo o conhecimento geográfico. Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v. 7, n. 13, p. 207-232, jan./jun., 2017.
CASTELLAR, Sônia Maria Vanzella; DE PAULA, Igor Rafael. O Papel do pensamento espacial na construção do Raciocínio geográfico. Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v. 10, n. 19, p. 294-322, jan./jun., 2020.
CARDOSO, Murilo Raphael Dias; Marcuzzo, Francisco Fernando Noronha; FILHO, Ricardo de Faria Pinto. Caracterização física básica da bacia hidrográfica Araguaia visando determinar susceptibilidade a enchentes. https://rigeo.sgb.gov.br/handle/doc/17420 Acesso em 30/03/2024.
DARDEL, Eric. O Homem e a Terra: natureza da realidade geográfica. Trad. Werther Holzer. São Paulo: Perspectiva, 2011.
DIAS, Juliana Maddalena Trifilio. Direitos de Aprendizagem em Geografia: O lugar em sua potência. Educ. Foco, Juiz de Fora, Edição Especial, p. 203-220 fev 2015.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
STEFANON, Daniel Luiz. Geografias poderosas: reflexões sobre igualdade, diversidade e o papel do conhecimento na escola. In: ROSA, C. do C.; BORBA, O. de F.; OLIVEIRA, S. R. L. (org.). Formação de professores e ensino de geografia: contextos e perspectivas. Goiânia: C&E Alfa Comunicação, 2020. p. 7-208.
SOBRINHO, Hugo de Carvalho. Geografia escolar e o lugar: a construção de conhecimentos no processo de ensinar/aprender geografia. Geosaberes, Fortaleza, v. 9, n. 17, p. 1-17, jan./abr. 2018.
TOCANTINS. Resolução nº 024, 14 de março de 2019. Aprova o documento curricular da educação infantil e do ensino fundamental, para o Território do Tocantins. Palmas-TO, 2019.
TUAN, Yi-Fu. Espaço e lugar: a perspectiva da experiência. 1930. Tradução de Lívia de Oliveira, São Paulo: Difel, 1983.
TUAN, Yi-Fu. Topofilia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. São Paulo: Difiel, 1980.
VERDEJO, Miguel Expósito. Diagnóstico Rural Participativo: guia prático. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Agrário, 2006.
VIERA, Luciana. O lugar no ensino de geografia: no olhar dos/as estudantes. - Revista de Estudos e Pesquisas em Ensino de Geografia Florianópolis, v. 1, n. 1, out. 2014.https://cidades.ibge.gov.br/brasil/to/araguatins/panorama acesso em 29/03/2024.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2024 Tocantinense Journal of Geography
Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung - Nicht-kommerziell - Keine Bearbeitungen 4.0 International.
Revista Tocantinense de Geografia vergütet keinen Autor für die Veröffentlichung seiner Texte. Der Inhalt der in dieser Zeitschrift veröffentlichten Texte liegt in der Verantwortung der Autoren.