EM TERRA E ÁGUA, OS LUGARES DESENHADOS POR ESTUDANTES EM ARAGUATINS - TOCANTINS
Mots-clés :
Lugar, Ensino, Rio Araguaia, Alunos, DesenhosRésumé
Neste artigo objetiva-se discutir sobre a ótica do ensino da categoria lugar, buscando fazer uma análise dos desenhos e itinerários construídos por alunos de 8º e 9º do Ensino fundamental da Escola de Tempo Integral Oneide da Cruz Mousinho localizado na cidade de Araguatins, no norte do estado do Tocantins. A análise dos desenhos permitiu identificar os objetos e significados evidenciados pelos alunos por meio de suas explicações sobre seus itinerários, seus lugares e cotidianos vividos em Araguatins.
Références
Azevedo, Mariângela Oliveira de; OLANDA, Elson Rodrigues. O ensino do lugar: reflexões sobre o conceito de lugar na Geografia. Ateliê Geográfico - Goiânia-GO, v. 13, n. 3, dez/2018, p. 136 – 156.
BACHELARD, Gaston. A poética do espaço: coleção Os pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1978.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
CAVALCANTI, Lana de Souza. Pensar pela geografia: ensino e relevância social. Goiânia: C&E Alfa Comunicação, 2019.
CAVALCANTI, Lana de Souza. O ensino de geografia na escola. Campinas, SP: Papirus, 2012. p. 45 – 47.
CALLAI, Helena Copetti. O estudo do lugar como possibilidade de construção da identidade pertencimento. Anais ... VIII Congresso Luso- Afro- Brasileiro de Ciências Sociais. Coimbra, 2004. Helena Callai (uc.pt). Acesso em: 10 abr.2023.
CASTELLAR, Sônia Maria Vanzella. Cartografia escolar e o pensamento espacial fortalecendo o conhecimento geográfico. Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v. 7, n. 13, p. 207-232, jan./jun., 2017.
CASTELLAR, Sônia Maria Vanzella; DE PAULA, Igor Rafael. O Papel do pensamento espacial na construção do Raciocínio geográfico. Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v. 10, n. 19, p. 294-322, jan./jun., 2020.
CARDOSO, Murilo Raphael Dias; Marcuzzo, Francisco Fernando Noronha; FILHO, Ricardo de Faria Pinto. Caracterização física básica da bacia hidrográfica Araguaia visando determinar susceptibilidade a enchentes. https://rigeo.sgb.gov.br/handle/doc/17420 Acesso em 30/03/2024.
DARDEL, Eric. O Homem e a Terra: natureza da realidade geográfica. Trad. Werther Holzer. São Paulo: Perspectiva, 2011.
DIAS, Juliana Maddalena Trifilio. Direitos de Aprendizagem em Geografia: O lugar em sua potência. Educ. Foco, Juiz de Fora, Edição Especial, p. 203-220 fev 2015.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
STEFANON, Daniel Luiz. Geografias poderosas: reflexões sobre igualdade, diversidade e o papel do conhecimento na escola. In: ROSA, C. do C.; BORBA, O. de F.; OLIVEIRA, S. R. L. (org.). Formação de professores e ensino de geografia: contextos e perspectivas. Goiânia: C&E Alfa Comunicação, 2020. p. 7-208.
SOBRINHO, Hugo de Carvalho. Geografia escolar e o lugar: a construção de conhecimentos no processo de ensinar/aprender geografia. Geosaberes, Fortaleza, v. 9, n. 17, p. 1-17, jan./abr. 2018.
TOCANTINS. Resolução nº 024, 14 de março de 2019. Aprova o documento curricular da educação infantil e do ensino fundamental, para o Território do Tocantins. Palmas-TO, 2019.
TUAN, Yi-Fu. Espaço e lugar: a perspectiva da experiência. 1930. Tradução de Lívia de Oliveira, São Paulo: Difel, 1983.
TUAN, Yi-Fu. Topofilia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. São Paulo: Difiel, 1980.
VERDEJO, Miguel Expósito. Diagnóstico Rural Participativo: guia prático. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Agrário, 2006.
VIERA, Luciana. O lugar no ensino de geografia: no olhar dos/as estudantes. - Revista de Estudos e Pesquisas em Ensino de Geografia Florianópolis, v. 1, n. 1, out. 2014.https://cidades.ibge.gov.br/brasil/to/araguatins/panorama acesso em 29/03/2024.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Journal de géographie Tocantinense 2024
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Revista Tocantinense de Geografia ne rémunère aucun auteur pour la publication de ses textes. Le contenu des textes publiés dans cette revue relève de la responsabilité des auteurs.