CONTROVÉRSIAS SOBRE A RODOVIA BELÉM-BRASÍLIA NO TOCANTINS
DOI:
https://doi.org/10.20873/rtg.v6n11p99-113Schlagworte:
Tocantins, Rodovia Belém-Brasília, ControvérsiasAbstract
O artigo discute controvérsias acerca da rodovia Belém-Brasília no Tocantins. A primeira delas refere-se às incertezas sobre qual rodovia federal inserida no espaço estadual corresponde a Belém-Brasília. Na segunda, polemiza-se quanto à exacerbação desta rodovia como indutora de transformações socioespaciais tocantinense. Nesse debate, afirma-se que no Tocantins rota pioneira da Belém-Brasília inaugurada em 1960 corresponde a atual BR-153. Demostra-se também que a rodovia é parte de um conjunto de estratégias promovidas pelo governo federal, para inserção da Amazônia no processo de expansão capitalista, a partir da segunda metade do século XX. A metodologia utilizada consta de revisão de literatura especializada e consulta de mapas disponíveis no sítio eletrônico do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DENIT).
Literaturhinweise
BARBOSA, A. S.; G, Horieste; TEIXEIRA NETO, A. Geografia: Goiás -Tocantins. Goiânia: ed. da UFG, 2004.BECKER, B. K. Política Regional e Mobilidade Populacional numaFronteira de Recursos do Brasil. Revista Brasileira de Geografia, Rio de Janeiro, v.41, out/ dez 1979.
______. Amazônia. São Paulo, Ática, 1990.
______. Amazônia:Geopolítica na virada do III milênio. Rio de Janeiro, Garamond, 2009.
BRITO, Eliseu Pereira de. O papel de Palmas -TO na rede de integração regional. Dissertação (Mestrado em Geografia). Universidade Federal da Grande Dourados. Dourados, MS. 2009. Disponível em: <http://www.ufgd.edu.br/fch/mestrado-geografia/dissertacoes/dissertacao-eliseu-pereira-de-brito.pdf>. Acesso em 20/jan.2011.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Revista Tocantinense de Geografia vergütet keinen Autor für die Veröffentlichung seiner Texte. Der Inhalt der in dieser Zeitschrift veröffentlichten Texte liegt in der Verantwortung der Autoren.