CONTROVÉRSIAS SOBRE A RODOVIA BELÉM-BRASÍLIA NO TOCANTINS
DOI:
https://doi.org/10.20873/rtg.v6n11p99-113Palabras clave:
Tocantins, Rodovia Belém-Brasília, ControvérsiasResumen
O artigo discute controvérsias acerca da rodovia Belém-Brasília no Tocantins. A primeira delas refere-se às incertezas sobre qual rodovia federal inserida no espaço estadual corresponde a Belém-Brasília. Na segunda, polemiza-se quanto à exacerbação desta rodovia como indutora de transformações socioespaciais tocantinense. Nesse debate, afirma-se que no Tocantins rota pioneira da Belém-Brasília inaugurada em 1960 corresponde a atual BR-153. Demostra-se também que a rodovia é parte de um conjunto de estratégias promovidas pelo governo federal, para inserção da Amazônia no processo de expansão capitalista, a partir da segunda metade do século XX. A metodologia utilizada consta de revisão de literatura especializada e consulta de mapas disponíveis no sítio eletrônico do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DENIT).
Citas
BARBOSA, A. S.; G, Horieste; TEIXEIRA NETO, A. Geografia: Goiás -Tocantins. Goiânia: ed. da UFG, 2004.BECKER, B. K. Política Regional e Mobilidade Populacional numaFronteira de Recursos do Brasil. Revista Brasileira de Geografia, Rio de Janeiro, v.41, out/ dez 1979.
______. Amazônia. São Paulo, Ática, 1990.
______. Amazônia:Geopolítica na virada do III milênio. Rio de Janeiro, Garamond, 2009.
BRITO, Eliseu Pereira de. O papel de Palmas -TO na rede de integração regional. Dissertação (Mestrado em Geografia). Universidade Federal da Grande Dourados. Dourados, MS. 2009. Disponível em: <http://www.ufgd.edu.br/fch/mestrado-geografia/dissertacoes/dissertacao-eliseu-pereira-de-brito.pdf>. Acesso em 20/jan.2011.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Revista Tocantinense de Geografia no remunera a ningún autor por la publicación de sus textos. Los contenidos de los textos publicados en esta revista son responsabilidad de los autores.