GEOGRAFIA E O ENSINO DAS RELAÇÕES ÉTNICO - RACIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.20873/rtg.v6n11p142-152Schlagworte:
Geografia. Ensino. Relações étnico-raciais.Abstract
Este artigo discute a importância do ensino da História e Cultura Afro-brasileira nas escolas, em particular, com vistas de compreender o papel da geografia escolar engajada na defesa dos povos afrodescentes, enquanto agentes participantes do processo de formação da sociedade brasileira, desmistificando a ideia de inferioridade e lutando contra qualquer manifestação de preconceito. Dessa forma, a melhor saída deve ser através da educação, com a criação de propostas metodológicas a serem inseridas no currículo escolar e debates constantes sobre a temática, na tentativa de instruir as crianças e adolescentes a terem um posicionamento mais crítico para com as relações étnico-raciais e assim aprenderem a respeitar e conviver com as diferenças.
Literaturhinweise
LIMA, Mônica. A África na sala de aula. Revista Nossa História. Ano 1, n. 4, Fevereiro, 2004.
MOREIRA, Antônio F. B; CANDAU, Vera M. Currículo, conhecimento e cultura. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica (MEC), 2006.
SANTOS, Milton. Espaço e Método. 5. ed. 2. reimpr. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2014.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Revista Tocantinense de Geografia vergütet keinen Autor für die Veröffentlichung seiner Texte. Der Inhalt der in dieser Zeitschrift veröffentlichten Texte liegt in der Verantwortung der Autoren.