GEOGRAFIA E O ENSINO DAS RELAÇÕES ÉTNICO - RACIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.20873/rtg.v6n11p142-152Palabras clave:
Geografia. Ensino. Relações étnico-raciais.Resumen
Este artigo discute a importância do ensino da História e Cultura Afro-brasileira nas escolas, em particular, com vistas de compreender o papel da geografia escolar engajada na defesa dos povos afrodescentes, enquanto agentes participantes do processo de formação da sociedade brasileira, desmistificando a ideia de inferioridade e lutando contra qualquer manifestação de preconceito. Dessa forma, a melhor saída deve ser através da educação, com a criação de propostas metodológicas a serem inseridas no currículo escolar e debates constantes sobre a temática, na tentativa de instruir as crianças e adolescentes a terem um posicionamento mais crítico para com as relações étnico-raciais e assim aprenderem a respeitar e conviver com as diferenças.
Citas
LIMA, Mônica. A África na sala de aula. Revista Nossa História. Ano 1, n. 4, Fevereiro, 2004.
MOREIRA, Antônio F. B; CANDAU, Vera M. Currículo, conhecimento e cultura. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica (MEC), 2006.
SANTOS, Milton. Espaço e Método. 5. ed. 2. reimpr. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2014.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Revista Tocantinense de Geografia no remunera a ningún autor por la publicación de sus textos. Los contenidos de los textos publicados en esta revista son responsabilidad de los autores.