GEOGRAFIA E O ENSINO DAS RELAÇÕES ÉTNICO - RACIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL

Auteurs-es

  • Lucas Ribeiro da Silva UEMA

DOI :

https://doi.org/10.20873/rtg.v6n11p142-152

Mots-clés :

Geografia. Ensino. Relações étnico-raciais.

Résumé

Este artigo discute a importância do ensino da História e Cultura Afro-brasileira nas escolas, em particular, com vistas de compreender o papel da geografia escolar engajada na defesa dos povos afrodescentes, enquanto agentes participantes do processo de formação da sociedade brasileira, desmistificando a ideia de inferioridade e lutando contra qualquer manifestação de preconceito. Dessa forma, a melhor saída deve ser através da educação, com a criação de propostas metodológicas a serem inseridas no currículo escolar e debates constantes sobre a temática, na tentativa de instruir as crianças e adolescentes a terem um posicionamento mais crítico para com as relações étnico-raciais e assim aprenderem a respeitar e conviver com as diferenças.

Références

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Publié-e

2018-04-12

Comment citer

SILVA, Lucas Ribeiro da. GEOGRAFIA E O ENSINO DAS RELAÇÕES ÉTNICO - RACIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL. Journal de géographie Tocantinense, [S. l.], v. 6, n. 11, p. 142–152, 2018. DOI: 10.20873/rtg.v6n11p142-152. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/geografia/article/view/4668. Acesso em: 29 sept. 2024.