GEOGRAFIA E O ENSINO DAS RELAÇÕES ÉTNICO - RACIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI :
https://doi.org/10.20873/rtg.v6n11p142-152Mots-clés :
Geografia. Ensino. Relações étnico-raciais.Résumé
Este artigo discute a importância do ensino da História e Cultura Afro-brasileira nas escolas, em particular, com vistas de compreender o papel da geografia escolar engajada na defesa dos povos afrodescentes, enquanto agentes participantes do processo de formação da sociedade brasileira, desmistificando a ideia de inferioridade e lutando contra qualquer manifestação de preconceito. Dessa forma, a melhor saída deve ser através da educação, com a criação de propostas metodológicas a serem inseridas no currículo escolar e debates constantes sobre a temática, na tentativa de instruir as crianças e adolescentes a terem um posicionamento mais crítico para com as relações étnico-raciais e assim aprenderem a respeitar e conviver com as diferenças.
Références
LIMA, Mônica. A África na sala de aula. Revista Nossa História. Ano 1, n. 4, Fevereiro, 2004.
MOREIRA, Antônio F. B; CANDAU, Vera M. Currículo, conhecimento e cultura. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica (MEC), 2006.
SANTOS, Milton. Espaço e Método. 5. ed. 2. reimpr. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2014.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Revista Tocantinense de Geografia ne rémunère aucun auteur pour la publication de ses textes. Le contenu des textes publiés dans cette revue relève de la responsabilité des auteurs.