GEOGRAFIA E O ENSINO DAS RELAÇÕES ÉTNICO - RACIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Lucas Ribeiro da Silva UEMA

DOI:

https://doi.org/10.20873/rtg.v6n11p142-152

Palavras-chave:

Geografia. Ensino. Relações étnico-raciais.

Resumo

Este artigo discute a importância do ensino da História e Cultura Afro-brasileira nas escolas, em particular, com vistas de compreender o papel da geografia escolar engajada na defesa dos povos afrodescentes, enquanto agentes participantes do processo de formação da sociedade brasileira, desmistificando a ideia de inferioridade e lutando contra qualquer manifestação de preconceito. Dessa forma, a melhor saída deve ser através da educação, com a criação de propostas metodológicas a serem inseridas no currículo escolar e debates constantes sobre a temática, na tentativa de instruir as crianças e adolescentes a terem um posicionamento mais crítico para com as relações étnico-raciais e assim aprenderem a respeitar e conviver com as diferenças.

Referências

LIMA, Mônica. A África na sala de aula. Revista Nossa História. Ano 1, n. 4, Fevereiro, 2004.

MOREIRA, Antônio F. B; CANDAU, Vera M. Currículo, conhecimento e cultura. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica (MEC), 2006.

SANTOS, Milton. Espaço e Método. 5. ed. 2. reimpr. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2014.

Downloads

Publicado

2018-04-12

Como Citar

SILVA, Lucas Ribeiro da. GEOGRAFIA E O ENSINO DAS RELAÇÕES ÉTNICO - RACIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Tocantinense de Geografia, [S. l.], v. 6, n. 11, p. 142–152, 2018. DOI: 10.20873/rtg.v6n11p142-152. Disponível em: https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/geografia/article/view/4668. Acesso em: 21 nov. 2024.