EDUCAÇÃO QUILOMBOLA: EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS NO POLO EDUCACIONAL DE PORTO NACIONAL-TO
EDUCAÇÃO QUILOMBOLA: EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS NO POLO EDUCACIONAL DE PORTO NACIONAL-TO
DOI:
https://doi.org/10.20873/rtg.v7n12p128-140Schlagworte:
Educação Quilombola; experiências pedagógicas; CulturaAbstract
O objetivo deste artigo é analisar as práticas pedagógicas no Polo Educacional de Porto Nacional-TO, ressaltando a lei 10639/2003 como forma de contribuir para a inclusão da História e Cultura Afro-brasileira no âmbito da sala de aula. Esta lei impõe a inclusão da cultura afro brasileira, como também na manutenção, revitalização e fortalecimento da cultura quilombola no ensino escolar. A metodologia empregada consistiu na realização de pesquisas bibliográficas sobre o tema, como também, a partir da pesquisa de campo. Nota-se que não só no Polo Educacional de Porto Nacional-TO, mas outros polos ainda não adequaram o seu currículo a uma educação diferenciada voltada a valorização das práticas e experiências pedagógicas voltadas para a cultura quilombola. Observa-se que a historia dos quilombolas ainda se encontra a margem do processo histórico do país.
Literaturhinweise
BRASIL, Ministério da Educação e Cultura. Decreto n.º 4.887 de 20 de novembro de 2003. Disponível em: http:// www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/2003/d4887.htm. Acesso em 23/09/2015.
CARVALHO, Gildene Soares. Regularização fundiária dos territórios quilombolas: direito a propriedade, titulação e permanência na terra da população negra do estado do Tocantins. ESCRITAS. Vol.3 (2011) pp. 103-119.
Fundação Cultural dos Palmares disponível em http://www.palmares.gov.br/.
LAECHERT, Jeanes Martins: OLIVEIRA, Maria Waldenez. DOSSIÊ - Panorama da Educação Quilombola no Brasil. Politicas Educativas, Porto Alegre, ISSN: 1982-3207, v. 6, n 2, p. 44-60, 2013.
Lei n° 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/L10.639.htm
MUNIZ, Maiara. Cultura e pesquisa em comunidades quilombolas do Tocantins. In: SANTOS, Roberto de Souza (org.). Educação, território e cultura quilombola no Tocantins: debates, experiências e pesquisa. – Goiânia: / Kelps, 2015
BRASIL, ministério de educação e cultura. Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Etnicorracionais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/expansao-da-rede-federal/194-secretarias-112877938/secad-educacao-continuada-223369541/13788-diversidade-etnico-racial.
SANTOS, Vilson Pereira. Abordagens Pedagógicas para a Educação Quilombola. IN: SANTOS, Roberto de Souza. Educação, Território e cultura quilombola no Tocantins: debates, experiências e pesquisa. Goiânia –GO: Kelps, 2015.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Revista Tocantinense de Geografia vergütet keinen Autor für die Veröffentlichung seiner Texte. Der Inhalt der in dieser Zeitschrift veröffentlichten Texte liegt in der Verantwortung der Autoren.